sexta-feira, julho 23

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS DA OLP 2010

ESCOLAS PARTICIPANTES DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA 2010 TÊM ATÉ 16 DE AGOSTO PARA ENVIAR TEXTOS SELECIONADOS

As escolas devem enviar seus textos escolhidos por uma Comissão Julgadora da própria unidade escolar- um de cada gênero inscrito - para a Comissão Julgadora Municipal até 16/08/10. As folhas oficiais para a escrita do texto selecionado na escola, um por categoria, serão encaminhadas pelo CENPEC, em tempo hábil. E caso demore, as folhas serão disponibilizadas na internet.

Prazos da OLP 2010:

ETAPA ESCOLAR: até 16/08/2010

Após as oficinas,a escola organiza uma comissão julgadora e envia à Comissão Julgadora Municipal os textos escolhidos. Concorrerá um texto de cada categoria por escola.

ETAPA MUNICIPAL: 17/08/2010 à 03/09/2010
As Secretarias Municipais recebem os textos enviados pelas escolas, organizam as Comissões Julgadoras Municipais e selecionam até 15 textos por categoria.

DÚVIDAS PODERÃO SER TIRADAS POR TELEFONE, E-MAIL OU SITE

Cenpec 08007719310,de segunda à sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 10h às 16h.

e-mail: escrevendofuturo@cenpec.org.br - ou www.escrevendoofuturo.org.br.

(Fonte: Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa)

O chá de bebê das professoras Ana Paula e Sibeli

quinta-feira, julho 22

Última etapa - Tic 100h - Tabaporã



No dia 16 de julho encerramos as etapas presenciais do Curso "Ensinando e Aprendendo com as Tics - 100h" no município de Tabaporã/MT, contamos com 24 cursistas que superaram muitos desafios, enfrentaram dificuldades e venceram mais esta etapa de formação em suas vidas profissionais. Foi possível construir com esta turma um laço de amizade muito estreito que permitiu que o ânimo se mantivesse até o último encontro através da força e encorajamento que tiveram uns com os outros!
Considero esta turma um grande sucesso, onde profissionais do ensino e do setor administrativo das escolas públicas foram capacitados para desenvolver trabalhos pedagógicos no Laboratório de Informática. Muitos sites visitados foram mais que uma novidade, serviram de apoio didático para ações que já estão sendo colocadas em prática. A educação marcou mais um ponto a seu favor! Parabéns turma de Tabaporã.
Prof.ª Ana Paula

segunda-feira, julho 19

SEMINÁRIO REGIONAL DAS OCs

Acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de agosto o Seminário Regional das OCs. Nesse Seminário os educadores das escolas estaduais dos quatro municípios que compõem o polo (Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã) estarão, juntamente com as Assessorias Pedagógicas dos municípios e Cefapro de Juara discutindo, analisando e buscando através de muita reflexão, estudo e diálogo, contribuir com as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. O Seminário Regional constitui  parte de uma importante ação que vem sendo desenvolvida pela SEDUC, CEFAPRO e ESCOLAS ESTADUAIS no intuito de construir uma Proposta Educacional que promoverá, a cada dia, uma educação pública de qualidade a todos os nossos alunos.

terça-feira, julho 13

ENCERRA-SE HOJE, 13/07/2010, A SEGUNDA TURMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM “TECNOLOGIA EDUCACIONAL” DO POLO DE JUARA

SIGA – Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem


Nos dias 12 e 13/07/2010, assessoras Pedagógicas, coordenadores pedagógicos, professores articulares da aprendizagem, professores formadores do CEFAPRO e os professores do I Ciclo da Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes e Escola Estadual Nivaldo Fracarolli estiveram participando no CEFAPRO da I etapa de formação do SIGA - Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem, ministrado pela professora formadora Elaine Cristina da Silva Moreira.

O objetivo do sistema SIGA é monitorar, gerenciar, acompanhar e intervir de forma que todos os envolvidos no processo possam atuar, rápida e efetivamente para que as dificuldades sejam superadas e as ações propostas sejam avaliadas em seu potencial para solucionar os problemas de ensino e aprendizagem diagnosticados no I Ciclo do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Mato Grosso.

O processo de implantação nas escolas acontecerá de forma gradativa. Nesse momento foi implantado como projeto piloto em todas as escolas estaduais do município de Barra do Garças e nos demais pólos dos 14 CEFAPROs no máximo em duas escolas, como é o caso de Juara (Escola Iara e Fracarolli).

As informações inseridas no sistema pela escola será uma fonte importante de dados que ajudará o coletivo da unidade escolar na tomada de decisões quanto a formação docente, gestão das escolas e gestão da aprendizagem.



Elaine Moreira

sábado, julho 10

ENCERRA-SE HOJE, 10/07/2010, A PRIMEIRA TURMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM “TECNOLOGIA EDUCACIONAL” DO POLO DE JUARA



Neste sábado 10/07/2010 registramos o encerramento da primeira turma de formação em Tecnologia Educacional do Polo de Juara (IAD- 40h). Os cursistas, em sua maioria, profissionais da Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes de Juara, na qual foi realizado o curso. O curso foi realizado aos sábados atendendo a demanda existente, pois esses profissionais não tinham nenhum outro horário livre no decorrer da semana. Segundo eles o curso foi ótimo, o conteúdo muito bom, e demonstraram uma enorme satisfação em estarem sendo incluídos digitalmente na sociedade. Animados com o que estão aprendendo solicitam a continuidade do curso para esse ano ainda, tendo como questionamento inicial ao Prof Formador do Cefapro, Weder que foi acompanhar o encerramento da turma “Quando iniciará o curso de 100 h?” (Cursista- Simoni Moraes Almeida).
Percebemos com isso, que os educadores estão levando a sério a formação continuada em Tecnologia Educacional, demonstrando estímulo e perseverança em aprender os conteúdos e realizando com afinco as atividades, deixando a Tutora da Turma Prof Márcia Gomes Silvério da E Iara e o Coordenador de Tecnologia Prof Formador do Cefapro Weder Camillo de Souza entusiasmados com os resultados obtidos pela turma.
Essa turma faz parte de 24 turmas de formação Continuada em Tecnologia Educacional oferecidas pela SEDUC/SUFP/CEFAPRO-Juara.
“Reconhecer que os profissionais necessitam promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas, e proporcionar a formação, para que nossos educadores, possam fazer o uso adequado dos recursos tecnológico, contribuindo para o sucesso no processo ensino-aprendizagem, vem sendo um marco na história da educação de Mato Grosso.” ( Cefapro de Juara)

sexta-feira, julho 9

Seminários Municipais das Orientações Curriculares do Polo de Juara


REALIZADOS OS SEMINÁRIOS MUNICIPAIS DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NO POLO DE JUARA

Realizou-se nos dias 8 e 9 de julho, os Seminários Municipais do pólo de Juara,
para sistematização do documento das contribuições das escolas estaduais referentes ao documento preliminar das Orientações Curriculares do Estado de Mato Gros, conforme cronograma de trabalho previsto pela SEDUC.
Os eventos foram organizados  pelas Assessorias Pedagógicas, com acompanhamento da equipe do Cefapro , nas cidades de Tabaporã, Juara e Porto dos Gaúchos. Os professores do município de Novo Horizonte do Norte, participaram em Porto por pertencerem àquela Assessoria Pedagógica. Houve representação de todas as escolas estaduais do polo, trazendo suas contribuições, assim, os objetivos para essa etapa foram alcançados.
;Para o Seminário Regional, no início do mês de agosto, na cidade de Juara, Já estão eleitos os representantes das disciplinas e modalidades.
As Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso é um documento que vai orientar o trabalho pedagógico das escolas estaduais, quanto à organização do tempo e do espaço escolar e dos conhecimentos necessários para a sua formação nas etapas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e das modalidades específicas: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Educação do Campo, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Escolar Indígena. A proposta, que vem sendo elaborada através da Secretaria Estadual de Educação, foi escrita por consultores especializados em cada área e modalidade específica, e vem cumprindo etapas de participação de vários segmentos, como Cefapros, Assessorias Pedagógicas, Sintep, UFMT, escolas, pais, alunos e comunidades, através de estudos, seminários, fóruns, congresso, sistematização e finalização dos trabalhos, com o objetivo de tornar o processo o mais democrático possível.
Segundo o próprio documento, as Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso surge fundamentada na decisão política de fazer chegar ao chão da escola um texto claro e conciso que ofereça ao professor uma visão inequívoca do homem e da sociedade que se quer formar.

segunda-feira, julho 5

De zero a dez, qual é a nota do ensino público?

De acordo com os resultados do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2009, onde há envolvimento dos pais e da comunidade,a escola foi bem avaliada.
Giovana Teles
Brasília

imprimir
Confira o Ideb das escolas da 1ª à 4ª série (arquivo em excel)


Confira o Ideb das escolas da 5ª à 8ª série (arquivo em excel)

ESCOLAS DO POLO DE JUARA

Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série)
Ensino Fundamental Regular - Séries Finais (5ª a 8ª série)

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009.

Entenda as metas de qualidade

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Fonte: Inep/MEC
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/07/de-zero-dez-qual-e-nota-do-ensino-publico.html

quinta-feira, julho 1

FORMAÇÃO CONTINUADA_MOPEC 2010

Educadores do Campo participam do II encontro no Pólo de Juara, do projeto de extensão em interface com a pesquisa - MOPEC – “Múltiplo Olhares: (inter) relações sócio-econômicas e educativas da Pedagogia dos Educadores do Campo” e a formação continuada dos educadores do campo na Região Norte de Mato Grosso. Que visa mobilizar um processo de formação continuada de educadores do campo da Região Norte do Estado de MT, no intuito de acompanhar as inovações metodológicas bem como socializar as experiências que estão sendo desenvolvidas nas escolas do campo no pólo de Juara. O encontro acontece com a coordenação dos docentes Prof. Dr. Alceu Zoia e Prof. Dr. Odimar João Peripolli, ambos da UNEMAT – campus de Sinop, em parceria com o CEFAPRO e SEMECs.