quarta-feira, outubro 27

UNESCO AVALIA USO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLAS DO POLO DO CEFAPRO DE JUARA




Uma equipe de técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia (Unesco) estará em Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte para avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em escolas públicas. Esta equipe fará a avaliação durante os dias 28 e 29 de outubro.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, serão visitadas escolas públicas, Estaduais e Municipais. Essas visitas serão  efetivadas após a iniciativa do professor formador em Tecnologia Educacional do Cefapro de Juara,  Weder Camillo de Souza, que numa reunião no Seminário Internacional em Cuiabá, desafiou a equipe da Unesco para que avaliasse, também, a utilização da tecnologia nas escolas do interior,  conhecendo assim, seus avanços, dificuldades e necessidades.
As escolas selecionadas receberão a visita da equipe da Unesco por estarem se destacando no trabalho diferenciado com o uso dos diversos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
A comissão de avaliação, formada pelos representantes da Unesco no país, já está há alguns dias em Mato Grosso e participaram do Seminário Internacional  de Tecnologia Educacional, em Cuiabá nos dia 17, 18 e 19/10/2010, juntamente com a equipe da Seduc e Cefapro. Permaneceram no Estado diagnosticando como as TICs estão sendo utilizadas pelos docentes nas unidades escolares e de que forma isto está repercutindo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

GAROTO VIOLEIRO E CANTOR VISITA CEFAPRO PARA DEMONSTRAR SEU TALENTO



Na tarde desta quarta-feira, 27, recebemos a agradável visita do garoto Jeferson da dupla Jeferson e Fernando, ambos alunos de escolas públicas desta cidade,  que participam de um concurso musical promovido por uma emissora de rádio do município de Juara. Jeferson veio acompanhado do professor Luis Eduardo, pedir apoio e demonstrar seu talento de violeiro e cantor do gênero Sertanejo Raiz . O garoto toca até de costas e tem uma voz grave e belíssima.

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO E AVALIAÇÃO POSITIVA MARCAM O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “SALA DE PROFESSOR” NA E. E. JOSÉ ALVES BEZERRA



No último encontro do Projeto de Formação Continuada “Sala de Professor”, o grupo de docentes da Escola Estadual José Alves Bezerra, no Município de Porto dos Gaúchos, apresentou resultados de seus trabalhos e projetos desenvolvidos com seus alunos, ao longo do ano, em todas as áreas de conhecimento. Com entusiasmo e brilho nos olhos, as professoras e professores demonstraram, através de fotos e relatos, as experiências de sucesso, os frutos do trabalho coletivo, e do envolvimento de toda a escola em ações discutidas e planejadas nos grupos de estudos. As produções dos alunos resultantes desses projetos, como textos escritos, vídeos, obras artísticas, artesanatos, maquetes, demonstrações, entre outros, foram expostos na Semana Cultural da escola, realizada no início deste mês. Segundo os professores e professoras, as atividades foram trabalhosas, mas envolveram os alunos através do trabalho em grupos, de pesquisas de campo, na internet, em livros, entre outros, de modo que o processo de ensino e aprendizagem se tornou prazeroso e significativo, ajudando-os a construir novos conhecimentos.
O Projeto “Sala de Professor” foi avaliado pelos participantes como positivo, sendo os temas discutidos pertinentes ao processo de desenvolvimento da escola.
No final, foram agraciados com um coquetel.
Na próxima semana, o grupo do Eixo Profissional também encerra suas atividades.
Destacamos, a ação da equipe gestora, em especial dos coordenadores pedagógicos Andreia e Wagner, pela seriedade, organização e comprometimento com que conduziram a formação continuada.


domingo, outubro 24

Cefapro de Juara participou do Seminário Internacional em Tecnologia na Educação.
















O seminário aconteceu em Cuiabá nos dias 17 à19 de outubro e foi realizado por meio de conferências, palestras e relatos de sucesso. As palestras foram voltadas à Integração das Tecnologias na Educação, Formação Continuada no uso das TICs, Alfabetização e Letramento Digital. Neste evento tivemos como palestrantes os Professores Drs. José Manuel Moran (Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhaguera - Uniderp) e Eric Rusten ( Diretor for New Venture - Information Technology Applications Center- Washinton – DC), entre outros. Além de, apresentações de experiências de projetos pedagógicos com o uso das TICs, foram realizados grupos de trabalho por áreas do conhecimento. O Seminário teve como público alvo, gestores, professores formadores em tecnologia educacional, técnicos e multiplicadores dos CEFAPROs, NTMs e Escolas. Este Seminário é mais uma conquista das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional em parceria com CEFAPROs/SEDUC/SEED/MEC. Acreditamos na importância da realização deste Seminário, consolidando o grande avanço na utilização dos recursos tecnológicos nas escolas do Estado de Mato Grosso.

E E LUIZA NUNES BEZERRA, DO POLO DE JUARA, TEVE TEXTO CLASSIFICADO NA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Caros gestores e professores da EE Luiza Nunes Bezerra!  

É com muita alegria que os(as) parabenizamos por mais essa conquista da escola, a classificação do texto 453586-1, na categoria Memórias Literárias, da aluna THAÍS KARLA COSTA DA SILVA do 7º ANO DO EF, acompanhado pela professora ELISANGELA ALVES CAMPOS na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
O brilhante trabalho desenvolvido será homenageado pelo CENPEC (órgão organizador da OLP) com uma faixa em homenagem ao aluno e professor selecionado, para que a sua exposição proporcione a toda a comunidade compartilhar a alegria do resultado.

A professora e aluna selecionada participarão da semifinalista no Encontro Regional que acontecerá em quatro capitais, conforme o gênero textual do qual participaram.

Ressaltamos a importância dessa conquista para a escola, o município e o Estado, pois a utilização dessa metodologia tem ampliado as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
O texto completo sobre a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e das etapas que ainda acontecerão está no artigo de divulgação do resultado da Etapa Estadual, no site da Seduc, de 21/10/2010, http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=10342&parent=20

Parabéns e muito sucesso sempre!


Cefapro de Juara

sexta-feira, outubro 15

Cefapro de Juara realiza Encontro de Formação Continuada no município de Tabaporã



Os profissionais do Cefapro de Juara estiveram em Tabaporã nos dias 13 e 14/10 para realizarem mais um encontro formativo. Na ocasião, os professores formadores trataram de algumas temáticas elucidadas em avaliações feitas durante as formações realizadas no 1º semestre.
A Área Ciências da Natureza e Matemática abordou o uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem com ênfase em softwares educativos, tais como, Riverd, Webquest e Movie maiker, a linguagem contemplou, em sua pauta, as HQ no processo ensino-aprendizagem, Alfabetização tratou do Ensino de Estratégias para a Compreensão Leitora, Ciências Humanas e Sociais discutiu a formação da identidade do povo brasileiro e, os Gestores trabalharam como desenvolver a autonomia numa gestão democrática e participativa.
O encontro de formação contou com a participação de oitenta e quatro profissionais da educação das redes estadual e municipal do município de Tabaporã. Durante os dois dias de formação os profissionais puderam trocar experiências, somar saberes e buscar novas formas de trabalho, aprimorando a sua competência pedagógica.


Oração do Professor





















Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,

Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.


Parabéns Professoras e Professores



Antonio Pedro Schlindwein

DIA DAS CRIANÇAS

A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, realizou dia 11 de outubro, comemoração ao dia das crianças, onde foram realizadas gincanas entre grupos, festival musical entre os alunos, torneio de ping pong com direito a medalhas para os campeões entre outras atrações, também foram servidos lanches e sorvetes para todos que estiveram presentes no evento e para finalizar presentes para todos os alunos

quarta-feira, outubro 6

Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso

Continuidade do trabalho com o Documento



Nesse sentido, algumas orientações estão sendo feitas para que as escolas possam dar continuidade ao trabalho. Veja as orientações postadas nas fotos.







RECITAL DE POESIAS “30 ANOS SEM VINÍCIUS DE MORAES”



Na noite desta terça-feira, 05 de outubro, a Escola Estadual Oscar Soares, cidade de Juara, realizou a oitava edição do Projeto Recital de Poesias, desenvolvido pelos professores da Área de Linguagens, mais especificamente Língua Portuguesa, Artes e Literatura, envolvendo os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
O tema deste ano foi “30 Anos sem Vinícius de Moraes”, relembrando o trigésimo aniversário de morte do poeta brasileiro.
Foram mais de cinqüenta declamações para um público de alunos, professores, pais e representantes de algumas instituições e demais convidados. Um corpo de jurados composto por cinco pessoas escolheu as melhores apresentações para premiação do terceiro, segundo e primeiro lugares.
Intercalando as declamações, vários grupos de alunos fizeram apresentações de teatro e música, descontraindo o público e revelando suas habilidades artísticas.
Na oportunidade houve, também, o lançamento do Projeto “Arteiros de Juara” em parceria com a SEDUC/MT e ABENCSOE, além da entrega dos prêmios para os primeiros colocados no simulado de vestibular, promovido pela escola, com apoio do Colégio CIN de Cuiabá.
A equipe do Cefapro parabeniza aos alunos pela participação e cumprimenta a escola, em especial às professoras e professores de Linguagens, pela realização desse trabalho de incentivo à leitura e divulgação da vida e obra de escritores brasileiros, como forma de disseminar e produzir cultura.

segunda-feira, outubro 4

Olimpíadas Escolares dos Jogos indígenas- CEFAPRO JUARA





Eu professor Leandro Escobar, gostaria de afirmar aqui que os povos indígenas são iguais a todos os demais povos e reconhecendo ao mesmo tempo o direito de todos os povos a serem diferente, a considerar a si mesmos diferente e a serem respeitados como tais, também que todos os povos contribuem para a diversidade e riqueza das civilizações e culturas que constituem o patrimônio comum da humanidade, que todas as doutrinas, políticas e práticas baseadas na superioridade de determinados povos ou pessoas ou que a defendem aduzindo razões de origem nacional ou diferenças raciais, religiosas, étnicas ou culturais são racistas cientificamente falsas, juridicamente inválidas, moralmente condenáveis e socialmente injusta.