sexta-feira, novembro 26

Desfile Afro na Escola Nivaldo Fracarolli





No dia 19/11/2010, em comemoração ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, a Escola Nivaldo Fracarolli realizou o 1º Desfile Afro, organizado pelos professores Cristina, Ana Cristina e Diego, idealizadores do projeto: um trabalho integrado entre as ações de sala de aula, que contou com participação dos demais professores da instituição e recebeu todo apoio da equipe gestora, e o Projeto IntegrArte, (projeto desenvolvido pela escola e financiado pela SEDUC).
O desfile teve várias etapas, dividido por categorias, envolvendo alunos e alunas dos anos iniciais até o Ensino Médio, sendo intercalado por outras atividades como: exposição de cartazes, mostra de comidas e danças com influência africana, mas o grande destaque do evento foi a exaltação da beleza negra.
A iniciativa da escola está respaldada na Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nos currículos escolares, e fomenta a desconstrução de preconceitos, práticas racistas e estereótipos, naturalizados por uma sociedade com ideais eurocêntricos.
Parabenizamos a equipe da escola pelo relevante trabalho pedagógico que desenvolveu durante este ano, com muita criatividade, dinâmica e, acima de tudo, seriedade em relação ao processo de ensino e aprendizagem.



Cursos de Primeira e Segunda licenciatura- POLO de JUARA, JUÍNA e ALTA FLORESTA




No segundo Semetre de 2011 serão iniciados os Cursos de Primeira e Segunda Licenciatura - UAB, no polo.
O polo  compreenderá cursos nos municípios de JUARA, JUÍNA e ALTA FLORESTA, que  serão desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior UNEMAT e UFMT, conforme tabela abaixo.



CURSOS PRIMEIRA LICENCIATURA















CURSOS DA SEGUNDA  LICENCIATURA
 Colocamo-nos a disposição para maiores informações.
Att.

Rosana Maria Christofolo da Silva
Diretora/ Cefapro-Juara
(66) 35562423 (66) 3556 1084
(66) 81135684 (66) 99596029

Chamada para cursos da UAB

CAPES/UAB/ UFMT/UNEMAT/IFMT


Socializamos para conhecimento os cursos de Segunda Licenciatura- UAB, que iniciarão no primeiro semestre de 2011

Todos aqueles que fizeram suas matrículas nas Secretarias Municipais de Educação, nas Assessorias Pedagógicas e/ou enviando emails diretamente à SEDUC em agosto deste ano, para os cursos de 2ª Licenciatura em:




Física (Barra do Garças)
Matemática (Barra do Garças)
Ciências Biológicas (Chapada dos Guimarães)
Língua Espanhola (Chapada dos Guimarães)
Geografia (Cuiabá)
Ciências Biológicas (Rondonópolis)
Geografia (Rondonópolis)
História (Rondonópolis)
Língua Inglesa (Rondonópolis)
História (Várzea Grande) 
Língua Inglesa (Várzea Grande)

Por favor, acessar o site da UFMT (http://www.ufmt.gov.br/) e preencher o formulário de pré-matrícula no período de 29 de novembro a 06 de dezembro do corrente ano.

Fonte: SUFP/SEDUC

MÚSICA ARTES, E.E. IARA MARIA MINOTTO GOMES

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS:



No dias 23 e 24 de novembro, foi realizado no Cefapro o curso Distúrbios de Aprendizagem e Intervenções Pedagógicas, pelas professoras formadoras Marli Solângela Tardio - Linguagem - e Elaine Cristina da Silva Moreira - Alfabetização. Com duração de 08 horas, para cada uma das duas turmas, foram trabalhados os temas: dislexia, discalculia, TDAH/hiperatividade, intervenções pedagógicas para crianças com dificuldades de aprendizagem, métodos e concepções de alfabetização.
O encontro foi direcionado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores articuladores, professores de salas de recursos e coordenadores pedagógicos, tendo participação de 60 profissionais das redes municipal e estadual de Juara, porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.
Foi um momento importante de discussão, socialização de experiências e construção de conhecimentos, no intuito de refletir e ressignificar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, escrita e matemática, com atenção especial para as crianças com dificuldades.
Agradecemos a presença de todos.

EXAMES SUPLETIVOS DA SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO


A Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos através da Gerência de Organização de Exames Supletivos da Secretaria de Estado de Educação, esta desenvolvendo junto com a Coordenadoria de Tecnologia (COT), um sistema online para realização das inscrições e provas do Exame Supletivo. O objetivo é implantar a oferta do exame de forma contínua "durante todo ano letivo".

A as inscrições para o "Exame de Certificação" SERÃO ABERTAS, após estarmos com o sistema totalmente pronto, as provas do exame acontecerão de acordo com o calendário letivo dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), com datas definidas conforme agendamento junto ao sistema exame online. Estamos planejando realizar o lançamente das incrições ainda no mês de novembro.

As formas de ofertas serão:

Ensino Médio – Por Área de Conhecimento

Ensino Fundamental – Por Área de Conhecimento


Haverá prova por disciplina somente para alunos que ainda a devem de exames anteriores:

 Ensino Médio Por Disciplina

Ensino Fundamental Por Disciplina

IMPORTANTE:

Para realizar a inscrição o candidato deverá obrigatoriamente possuir uma conta de e-mail.

A Secretaria de Estado de Educação está trabalhando para garantir uma oferta de qualidade do exame.

Fonte:
Jefferson Bento de Moura
Gerente de Organização de Exames Supletivos

Curso de Especialização Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.


informações sobre o curso


O Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE)/UFMT  oferece  Curso de Especialização, na modalidade a distância,  Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira. 

Objetivos:  

» Formar professores e gestores em educação da rede de educação básica, para atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais

» Fornecer subsídios aos professores para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira;

» Possibilitar aos alunos  familiaridade com as ferramentas tecnológicas.

Carga horária: 420 horas, sendo 60 horas presencias e 360 horas na modalidade a distância.  






quinta-feira, novembro 25

Escola Daury Riva receberá prêmio por projeto sobre o Dia do Índio



A Escola Daury Riva vem sendo destaque no estado e agora recebe um prêmio nacional, trata-se do prêmio "Construindo a Nação-2010/2011", com o Destaque Social: Projeto Dia do Índio.
O Professor Márcio Alves, Coordenador da Escola Daury Riva, falou sobre mais um projeto em que a escola se inscreveu e conseguiu chegar as finais, a exemplo do Agrinho 2010 onde a aluna Adrieli Rodrigues foi uma das finalistas.
Segundo ele, o projeto contou com parcerias importantes com os povos Kayabis de onde surgiu a necessidade de maior esclarecimento sobre a cultura indígena de nosso município, com intuito de podermos minimizar o preconceito existente do não índio com o índio, muitas vezes pela falta do conhecimento da cultura do outro.
O projeto é patrocinado pelo Instituto da Cidadania Brasil, a CNI/FIEMT/SESI-MT e a Fundação Volkswagen. "O objetivo da Escola foi estimular os nossos alunos a desenvolverem em conjunto ações que fossem voltados para a cidadania. Propiciando nosso educando momentos de reflexão sobre a importância do resgate a cultura indígena local possibilitando a socialização, a interação e diálogo entre grupos indígenas de nossa região", disse..  


Em breve o SESI/MT fará contato com a escola e informará a data e o local do evento de premiação com realização prevista para 2011. Todas as escolas participantes receberão certificado. 


  Fonte:Rádio Tucunaré

SEMINARIO DE EDUCAÇAO DO VALE DO ARINOS – V SEVA- ...

SEMINARIO DE EDUCAÇAO DO VALE DO ARINOS – V SEVA- ...: "1 INFORMAÇÕES GERAIS: Os participantes do evento poderão inscrever-se como autores de apenas dois trabalhos científicos, os m..."

terça-feira, novembro 23

POIS É, E O ENEM?



 POIS É, E O ENEM?

       Confesso que não sou um grande admirador do governo do nosso quase ex presidente LULA, mas tenho que admitir que em algumas coisas seu governo acertou, o Enem por exemplo. O Exame Nacional do Ensino Médio caiu nas graças da população, podendo até vir a substituir o tão famigerado vestibular.
         Pois bem, mas como nem tudo é perfeito, a credibilidade deste exame vem caindo a cada ano. Repetindo o que aconteceu em 2009, este ano outro escândalo fez com que o exame fosse cancelado por ordem da Justiça Federal. Mais de 7 mil jovens já entraram na justiça contra o MEC. Que pena.
          Em meio a tudo isso, vi o presidente hoje dando a seguinte declaração: “... se for preciso fazer duas vezes a gente faz, se for preciso fazer três vezes a gente faz...”, isso soa como dizer, se nós errarmos  uma vez, a gente refaz, se errarmos duas vezes a gente refaz..., seria melhor dizer :” Brasileiros e Brasileiras”, desculpem, não vamos errar mais.
          Pois é, e o Enem?
          Só sei dizer a todos que: “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS” se errou tanto num tema tão delicado e tão importante como a educação, como nestes dois últimos anos no Enem.
                                             
                                                                          Paulo Celso Ortega 
Fonte:http://paulocortega.blogspot.com/
Do Blog Paulo Celso Ortega Política com Responsabilidade

sexta-feira, novembro 19

Hoje é o dia mundial do xadrez. Como e onde surgiu este jogo?


Xeque Mate

Como e onde surgiu o xadrez?

(Marcos B. Wicher, via internet)

O jogo surgiu no século VI na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa "os quatro elementos de um exército", em sânscrito. "É que todos os componentes das forças militares da época estavam representados", diz o Mestre Internacional James Mann de Toledo, presidente da Federação Paulista de Xadrez. "A infantaria é formada pelos peões e a cavalaria pelos cavalos. Antigamente havia também carroças (depois trocadas por torres) e elefantes (posteriormente, bispos)." A partir da Índia, o jogo foi para a China e a Pérsia seguindo as rotas comerciais. Aliás, é da palavra persa shah, que significa rei, que vem o nome xadrez. "Os árabes, que conquistaram a Pérsia em 651, se encarregaram de difundir a prática do jogo", afirma Carlo Callero, secretário-geral da Confederação Brasileira de Xadrez. Eles levaram seus tabuleiros para as terras que invadiram no norte da África e, quando ocuparam Espanha e Portugal entre 711 e 1492, trataram de introduzir a novidade na Europa. Foi nesse período que o xadrez ganhou o formato atual, incorporando elementos típicos da Idade Média, como os poderosos bispos e as torres dos castelos. "Também foi introduzida a rainha, a peça mais poderosa do jogo", diz James. As regras não se alteraram desde o final do século XIV.
Links Interessantes relacionados ao Xadrez    

II COPA PIXOTE ESCOLARES


A Secretaria de Esportes de Juara  está realizando  a II COPA PIXOTE ESCOLARES. Este evento é  direcionado aos alunos Mirim (Nascido em 98/99) e Dente de Leite (Nascido em 00/01), envolvendo as escolas públicas municipais, estaduais e particulares, nas modalidades  Futsal, Volei, Handebol, Queima, Cabo de Guerra e Corrida do Saco. A competição teve o início dia 16/11 (terça-feira ), e o encerramento está previsto para sábado dia 20/11/2010.

domingo, novembro 14

AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TABAPORÃ




No dia 12 de novembro a Secretaria
Municipal de Educação de Tabaporã – polo do Cefapro de Juara, sob a
responsabilidade do Secretário Sirineu Moletta, promoveu a Avaliação do PME (Plano
Municipal de Educação). O evento contou com a participação de profissionais da
educação de todas as escolas das redes públicas e privadas do município e
também com a presença de alunos e pais. 
Estiveram participando da avaliação,
profissionais do Cefapro de Juara, a Assessora Pedagógica do município de
Tabaporã e a Secretária Estadual de Apoio as Políticas Públicas, Dr Flávia Nogueira,
que vem realizando um trabalho de Mobilização Pós CONAE no Estado de Mato
Grosso. Dr Flávia contribuiu com uma brilhante fala sobre a necessidade de se construir
um Sistema Nacional de Educação que tenha interlocução, que seja concretizado
pela articulação entre todas as instâncias que regem a Educação, dentre elas,
CN, AL, CM, CME, ME, CEE, SEDUC e demais políticas públicas.  A Secretária elogiou o trabalho do município
que já possui o PME há sete anos,


quinta-feira, novembro 11

A Escola Estadual “Luiza Nunes Bezerra” recebe visitas ilustres.

A Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra do município sede do Cefapro de Juara, vêm aprimorando cada vez mais sua forma de ensinar e aprender, através do desenvolvimento de um currículo vivo, dinâmico e participativo. (Cefapro)

No final do mês de outubro e início de novembro a comunidade escolar teve a honra e a alegria de receber nas dependências da escola pessoas da comunidade local para socializar seus valiosos conhecimentos.
No primeiro momento veio a senhora Janete Lapas de Moraes Ruiz, uma cidadã juarense de coração, que possui uma grande habilidade na área da Arte.
Na sua fala percebe-se a preocupação que ela possui com o meio ambiente “Muitas coisas que são jogadas fora poderiam ser reaproveitadas. É só colocar um pouquinho de arte nelas e tudo fica diferente, bonito. Assim podemos ajudar o meio ambiente e produzir menos lixo”. Dona Janete socializou com os estudantes da 1ª fase do III ciclo, Turma “A” (7º ano do Ensino Fundamental) a técnica da reutilização do filtro de papel (coador de café) para decorar caixas, capas velhas de cadernos, sacolas de papel, latas etc. A socialização desse conhecimento proporcionou a oportunidade de transpor a teoria da reciclagem para a prática demonstrando aos estudantes que é possível fazer algo a favor do meio ambiente. Além disso, ganhar dinheiro com esse tipo de trabalho.
Na segunda visita vieram algumas avós dos estudantes da 1ª fase do II ciclo, Turma “D” (4º ano do Ensino Fundamental) as quais foram entrevistadas pelos alunos desta turma sobre como era o município de Juara quando elas chegaram aqui e as transformações que ocorreram e foram vivenciadas por elas. A entrevista foi um momento muito importante tanto para os estudantes que aprenderam com elas como para as avós que puderam ensinar, pois elas fazem parte da história do município de Juara. Nada melhor que elas socializem com os pequenos juarenses suas experiências de vida.

Com essas atividades pedagógicas a escola proporcionou a aproximação da comunidade local criando um elo entre ambas. É o conhecimento empírico tornando-se científico.

terça-feira, novembro 9

Cerimônia da Escola Daury Riva de encerramento do Projeto Meio Ambiente Ação Urgente 2 010



Na manha do dia 09/11/2010 nas dependências do Centro Cultural Savoine, a Escola Estadual Daury Riva Realizou com seus alunos do 6º Ano até 9º Ano do ensino fundamental o encerramento do Projeto meio Ambiente - Ação Urgente- 2010 que começou com a parceria da secretaria do meio ambiente do município de Juara-MT.
A programação estava Sensacional Confira abaixo:
1º- A execução do Hino Nacional (Abertura):
2º - Mini Palestra: BULLYNG – “Mais Sério do que se imagina”
-Utilizando Vídeos: a) Bullying ''FELIPE'' Altas Horas.wmv b) Bulling.
Com Palestrante - Coordenador Márcio Alves do Nascimento.
3º- Dança País das águas;
-Isabela 6º ano A; Stefany 7º ano A; Jhenifer 7º ano A; Nayara 7º ano A; Denise 7º ano A; Elizandra 9º ano B; Solange 9º ano B;
4º- Fala e vídeo - Visita na estação de tratamento de água de Juara:
Com a aluna Beatriz 9º ano B.
5º- Poesia, aluna Daiane 6º ano A (Profª Cidinha)
6º- Carta escrita no ano 2070
Com a professora Cristina.
7º-Cartazes – tempo de decomposição do lixo, alunas 9º ano B (- Profº Paulo)
8º - Slide e vídeo sobre a visita ao lixão de Juara
Apresentado pelo aluno Mateus 8º ano B.
9º-A história da água no município de Juara – aluna Sinara 7º ano A- (Profª Ruleide)
10º- Tradução da música Earth Song – Michael Jackson
Com a aluna Maria Cecília 7º ano A.
11º- Fala e vídeo sobre o passeio no rio do Seu Madruga
Com a aluna Elizandra 9º ano B.
12º- Animação da água.
13º- Encerramento: Fala da Profª Cristina.
A todos que colaboraram com do desenvolvimento desse maravilhoso projeto nosso sincero e muito obrigado em nome da Escola Daury Riva.

quinta-feira, novembro 4

Horta Pedagógica-Escola Comendador- Cefapro Juara



Horta Pedagógica desenvolvida nas aulas extras de Geografia pelo professor Miguel Calmon e seus alunos do 3º ciclo, com alimentos e temperos utilizados na merenda da escola.afia