quinta-feira, dezembro 16

Conheça as Metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020

 
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS:



REFLETIR – COMPREENDER – AGIR – RESSIGNIFICAR

No dias 14 e 15 de dezembro, foi realizado na escola Francisco Saldanha Neto no município de Tabaporã a I e II Etapa do curso Distúrbios de Aprendizagem e Intervenções Pedagógicas, pelas professoras formadoras Marli Solângela Tardio - Linguagem - e Elaine Cristina da Silva Moreira - Alfabetização. Com duração de 16 horas. Foram trabalhados os temas: dislexia, discalculia, TDAH/hiperatividade, intervenções pedagógicas para crianças com dificuldades de aprendizagem, métodos e concepções de alfabetização, procedimentos metodológicos e oficina para confecção de recursos didáticos, jogos de linguagem e matemática e atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica.
O encontro foi direcionado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores articuladores, professores de salas de recursos e coordenadores pedagógicos, tendo participação de 34 profissionais das redes municipal e estadual de Tabaporã.
Foi um momento importante de discussão, socialização de experiências e construção de conhecimentos, no intuito de refletir e ressignificar o processo de ensino e aprendizagem da leitura, escrita e matemática, com atenção especial para as crianças com dificuldades.
Agradecemos a presença de todos.

segunda-feira, dezembro 13

Pisa: melhores salários a professores dão mais resultados que turmas menores

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, divulgado na semana passada pela OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), chegou à conclusão, depois da análise dos resultados, que sistemas considerados de sucesso gastam muito dinheiro em educação e tendem a priorizar o salário docente à formação de classes menores.
De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho dos estudantes está relacionado aos salários mais altos dos professores e não a turmas com menos alunos. Para a OCDE, os sistemas que fazem isso comprovam pesquisas que “afirmam que aumentar a qualidade do professor é uma rota mais efetiva para melhorar os resultados dos estudantes do que criar turmas menores”.

Preciosidade !





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Grupo de Estudos sobre a Lei 10.639/03



O Grupo de Estudos sobre a Lei 10.639/03 se reúne, regularmente, desde outubro de 2009. É constituído por Professoras e Acadêmicos(as) da UNEMAT, campus de Juara, Professoras Formadoras do CEFAPRO do mesmo município e por Professores(as) da rede estadual e das redes municipais de Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.
O objetivo principal deste grupo é o estudo dos aspectos que envolvem a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas da região do Vale do Arinos. Essa lei versa sobre a obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afrobrasileira, o que inclui o estudo da “História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negros nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil”.
No dia 11 de dezembro foram encerradas as atividades referentes ao ano de 2010 com um jantar entre os componentes do grupo de estudos e seus familiares, onde cada um levou um prato da culinária africana ou afrobrasileira, com o objetivo de incentivar a pesquisa sobre o assunto e, ao mesmo tempo, a confraternização, que fechou com uma roda de pagode.
Temos previsto a continuidade dos estudos para o ano de 2011, quando serão aceitos novos componentes. Os interessados podem ficar de sobreaviso, que o convite está aberto à comunidade escolar de nossa região. Os contatos de interesse podem ser feitos pelo e-mail: lorihj@hotmail.com

sábado, dezembro 11

CEFAPRO DE JUARA PARTICIPA DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DO PROJETO HAIYÔ











            No dia 11 de dezembro foi realizada a colação de grau de 92 (noventa e dois) profissionais da Educação Indígena de 16 (dezesseis) etnias, que participaram nos últimos cinco anos do Projeto Haiyô -  Magistério Intercultural. A solenidade aconteceu na Escola Dr Artur Antunes Maciel em Juína e contou com a participação dos familiares, amigos, autoridades educacionais da Seduc, Cefapro, Assessoria e Líderes Políticos. Após a solenidade o evento culminou com um grande almoço de confraternização.
A turma teve como patrono o Deputado Federal Dr Ságuas Moraes que esteve prestigiando o evento e incentivando os professores indígenas a continuarem a busca por conhecimentos, que somados a  cultura de cada etnia, possibilita uma educação de qualidade. Lembrou ainda dos avanços e conquistas na Educação Escolar Indígena em Mato Grosso e parabenizou a todos pela conquista.
 O Projeto Haiyô teve como objetivo habilitar  professores indígenas  para o exercício da docência – correspondendo ao ensino médio (Magistério),valorizando e respeitando as suas especificidades, oferecendo um currículo diferenciado nas escolas das aldeias e dando autonomia aos povos indígenas. A conclusão do curso só foi possível pela parceria em sua realização entre Seduc, Fundação Nacional do Índio (Funai) , Secretarias Municipais de Educação, Conselho de Educação Indígena, e os Institutos Mawu e Oprint.

sexta-feira, dezembro 10

"Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta".

E. E. “Luiza Nunes Bezerra” promove mostra de obras de arte produzidas com materiais recicláveis.

O lixo que se transformou em arte.

“A família é o primeiro núcleo de formação. Nela recebemos nossa ética na interrelação de todos os membros. Por isso, a família é um grande espaço da visão ambiental”. É através dela que recebemos as primeiras noções de economia, ou seja, consumir de forma equilibrada água, energia, alimentos... sem promover desperdício.
(Jornal Mundo Jovem Setembro/2006)

Pensando nisso é que a escola promoveu um trabalho em parceria com a comunidade escolar, no decorrer do ano letivo de 2010, envolvendo-a no projeto Educação Ambiental “Nossas mãos podem salvar o planeta”. Várias atividades pedagógicas foram desenvolvidas e, dentre elas, destaca-se a dos quadros que foram confeccionados pelos estudantes tendo como matéria-prima, CDs, tampinhas, rótulos, jornais, revistas, garrafas pets, latinhas, frascos de xampu, de água sanitária e de amaciantes, considerados por muitos como “LIXO”. Além do belo trabalho artístico desenvolvido, na obra de arte, na qual foi empregado a técnica milenar do mosaico, cada quadro possui um recado ecológico abordando temas como: o desperdício de água, de energia, de alimentos, de papel, o aquecimento global, a diversidade étnico cultural, o consumismo, entre outros. E, para apreciar este trabalho e outros realizados, a comunidade escolar e juarense foram convidadas para participar da “Noite ecológica” que aconteceu no dia 07 e 08/12.
         Na abertura do evento foram apresentadas músicas, paródias, dramatização, com fantoches, do livro “O menino que quase morreu afogado no lixo”, da autora Ruth Rocha e teatro. Em seguida, o público presente visitou a exposição de produtos resultantes da reciclagem. No dia 08/12 a exposição ficou aberta à visitação pública.
Foi gratificante observar como os pais ficavam admirados ao ver o que foi possível fazer com materiais que geralmente são chamados de “LIXO”. Inclusive, uma mãe comentou que ficava só imaginando o que a professora iria fazer com “esse lixo” que sua filha levava para a escola e o resultado ficou lindo.

Professora: Eleni Lucia, coordenadora do projeto.




quinta-feira, dezembro 9

Conselho Estadual de Cultura abre inscrições para projetos culturais


Estão abertas as inscrições para os editais do Programa de Apoio a Cultura - Proac/2011. Artistas, produtores culturais e Entidades do terceiro setor de Mato Grosso podem inscrever seus projetos até o dia 11 de fevereiro de 2011. O objetivo é apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural do Estado de Mato Grosso. No total, serão investidos R$ 5.565.000,00 nos vários segmentos artísticos.

Os Editais Segmentados de Convocação do PROAC/2011, conforme estabelecidos nos anexos da Resolução Nº 040/2010, atendem ao Vale do Rio Cuiabá (Baixada Cuiabana) e Outras Regiões do Estado de Mato Grosso .

Os projetos culturais, bem como a documentação exigida deverão ser protocolados no Conselho Municipal de Cultura, em endereço definido pela respectiva Prefeitura, ou encaminhados à Secretaria Executiva do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, situado na Rua Antônio Maria, n°. 133, Calçadão, bairro Centro, CEP 78.005-420, Cuiabá/MT, ou pelos Correios, via Sedex.

Mais informações: (65) 3613-9238.
Fonte: Por Ariane Laura / Assessoria SEC-MT


Por favor, divulguem e incentivem as suas escolas a participarem.
Os editais estão no site:     www.cultura.mt.gov.br.

quarta-feira, dezembro 8

Educação de MT salta cinco posições em avaliação internacional

Mato Grosso melhorou cinco posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). No relatório preliminar divulgado pelo MEC, o Estado aparece na 12º colocação entre os 27 Estados e Distrito Federal, ficando com 389 pontos na média geral. Na avaliação anterior, feita em 2006, ficou na 17º posição, com 370 pontos.

O Pisa é um programa internacional de avaliação de alunos coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação é feita a cada três anos. Esta edição envolveu 470 mil estudantes de 65 países, sendo 20 mil do Brasil, todos nascidos em 1993. O pisa é um sistema de avaliação comparada que permite produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep).

Publicado edital de apoio aos Projetos Pedagógicos

Em 2011, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá selecionar até 300 Projetos Pedagógicos das escolas estaduais para receber apoio financeiro (a metade para Projetos de Horta Pedagógica). As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de fevereiro. As normas para a participação estão presentes no Edital n.º 04, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 03/12.

Cada unidade escolar poderá inscrever até dois projetos, sendo duas em cada uma das linhas temáticas previstas. Para participar, a Equipe Gestora da Escola deve enviar uma Comunicação Interna (C.I.) que faça referência específica à participação no Edital. Esta C.I. deve ser encaminhada à Superintendência de Educação Básica/Coordenadoria de Projetos Educativos (SUEB/COPE/SEDUC), via malote ou protocolada diretamente na secretaria. O documento deve ser acompanhado de pareceres do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e da Assessoria Pedagógica local.

segunda-feira, dezembro 6

Participação do CEFAPRO de Juara/SEDUC no V SEVA - Seminário Educacional do Vale do Arinos

Foi para um público atento e participativo que no dia 05/12, no Centro de Eventos Drº Geraldo M. de Oliveira o Coordenador Estadual em Tecnologia Educacional da SEDUC, Prof. Ms. Edevamilton de Lima Oliveira proferiu a brilhante palestra: Inclusão Digital: novo paradigma da Educação, na Conferência de Abertura do V SEVA (Seminário Educacional do Vale do Arinos).

O V SEVA, que em 2010 tem o tema, “Inclusão: reflexões no contexto educacional” é realizado numa parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o Cefapro de Juara/SEDUC e Secretarias Municipais de Educação do polo. Além das palestras estão sendo realizadas oficinas pedagógicas, apresentações de pôsteres e comunicações orais.



sexta-feira, dezembro 3

FORMATURA DO PROFUNCIONÁRIO TURMA: 2009/2010


Com uma linda festa foi realizada na noite dessa quinta-feira, 02/12, no Centro de Evento Dr Geraldo M. Oliveira a Formatura do  PROFUNCIONÁRIO TURMA: 2009/2010. 
Além dos familiares e amigos dos formandos, também estiveram prestigiando o evento, Secretários de Educação dos municípios do polo, Prefeitos, Assessoras Pedagógicas e Equipe do CEFAPRO,  brindando  por mais essa conquista.
O PROFUNCIONÁRIO é um Programa do MEC, desenvolvido em Parceria com a SEDUC/CEFAPRO E SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO e é responsável pela formação dos profissionais de apoio e técnicos administrativos da Educação Pública (Estadual e Municipal).
O programa possibilita o reconhecimento do valor de cada profissional,  veio trazer confiança e segurança para todos, já que a formação  é o caminho para a nossa valorização.
Em Juara, comemoramos ontem a formatura de 69 profissionais, dos municípios de JUARA, PORTO DOS GAÚCHOS, NOVO HORIZONTE do NORTE E TABAPORÃ, nos Cursos Técnico em meio Ambiente e Infraestrutura(31); Gestão escolar(14); Multimeios didáticos( 06) e Alimentação escolar(18).

Todos os cursos foram desenvolvidos dentro de uma concepção que busca promover a integração do pensamento crítico, do pensar criativo e da prática, levando a construção das competências/habilidades, nas diversas áreas do conhecimento.
A metodologia, a organização e a oferta do curso objetivaram o ensino e a aprendizagem auto dirigida, com auxílio de Tutores, da Equipe Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e dos Professores elaboradores dos Módulos Instrucionais, que buscam na combinação da tecnologia, meios de comunicação e material didático um processo pedagógico eficiente e eficaz.
A FORMATURA foi uma festa para todos nós, um marco de Vitória a cada um dos formandos que concluíram o  curso e  também daqueles que colaboram na  sua realização.
Destacamos que o processo de formação não para, os formandos estão conscientes que  concluíram uma etapa, porém a formação profissional  deve ser contínua, e se faz necessária em todas as profissões, principalmente para nós que somos educadores. 



Dia Mundial de Combate à Aids

" As discussões sobre afirmação, identidade, diversidade e gênero e equidade podem estimular as discussões sobre os direitos dos estudantes e promover a inclusão de políticas públicas, currículo, propostas pedagógicas e de gestão escolar que inclua as minorias discriminadas e diversas no ambiente escolar." (Adriana Sales)
Para algumas pessoas, qualquer ideia ou defesa que insira a travesti nos ambientes formais da sociedade causam espanto e rejeição. Aafirmação de identidade travesti destas pessoas e suas defesas acaloradas acabam causando desconforto naqueles que sempre enxergaram estes indivíduos à margem do cotidiano.
Formas femininas esculturais camuflam o sexo e a idade de uma nova geração de travestis, que circula, com
seus nomes sociais, nas ruas de Mato Grosso. Falar ainda em crianças e jovens travestis parece absurdo para padrões tão obsoletos e conservadores, que deveriam proporcionar um debate mais maduro e reflexivo sobre padrões sociais e novas perspectivas educacionais. Adificuldade que a sociedade encontra para lidar com essa dicotomia é a principal causa de um sentimento, comum entre travestis, de que certos espaços
são inconciliáveis com os seus estilos de vida. Entre estes espaços, está a escola e esta angústia é a principal responsável por afastar esse segmento da sociedade, precocemente, da vida acadêmica e de fazer com que se sintam inaptas para abraçar uma carreira formal.