sexta-feira, maio 25

Aluna em Juara da Escola Iara, Stefane, ganha bicicleta em concurso estadual de redação
Imagem:Fablicio Rodrigues/ALMT



O tema do concurso foi adoção e o evento faz parte da semana de comemoração da Campanha de Adoção

SANDRA COSTA



Solenidade de premiação do Concurso de Redação com o alusivo à adoção.


A estudante Stefane Cauane Amorim, 11 anos, que cursa o segundo ciclo, terceira fase da escola estadual Iara Maria Minotto Gomes em Juara, foi uma das vencedoras do Concurso de Redação promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e o Tribunal de Justiça.  Na manhã desta sexta-feira (25.05), a jovem esteve na Assembleia Legislativa em Cuiabá, 700 quilômetros de sua cidade para receber a premiação.

Na categoria sexto ano, Stefane ganhou uma bicicleta. “Vi que o tema era adoção e tive uma vontade de escrever. Estou empolgada e muito feliz por ter vencido”, resumiu a estudante, timidamente. Orgulhosa, a mãe Edna Amorim, que é técnica de desenvolvimento infantil, revela que a filha é esforçada e gosta muito de escrever e da literatura. “Fico muito feliz. Considero o tema de muita importância para conscientizar as pessoas de que adotar é um ato de amor e carinho”, afirmou.

Ano passado, Stefane foi eleita na escola aluna 100% e destaque. Para a coordenadora pedagógica, Liliane Lins, foi uma grata surpresa a premiação. “Ficamos sabendo do concurso pelo site e é maravilhoso divulgar o nome da nossa escola, que é uma escola do interior”, ressaltou a coordenadora.

Representando a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janaína Riva parabenizou a iniciativa por se tratar de um tema muito polêmico para se introduzir nas escolas. Na oportunidade, leu a redação de Stefane, que é de sua cidade. “Para nossa família, que é de Juara, é um orgulho ver essa cidade sempre em destaque. Além disso, trata-se de um concurso que incentiva o jovem a ler e escrever, além de promover uma discussão de um tema tão importante dentro do ambiente escolar, mostrando a essas crianças e adolescentes a importância da adoção, da família, de ter um lar”.

A presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernadon, fez uma avaliação sobre as redações que concorreram no concurso. Para ela, as reflexões feitas pelos alunos mostram que eles questionaram situações extremamente importantes para a adoção. “Lutamos por uma nova geração sem preconceito e os trabalhos que vocês mandaram mostra como vocês alunos estão ligados e atentos a este problema”, ponderou.

Já a promotora de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá e membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Sasenazy Rocha Soares Daufenbach, afirmou que os jovens participantes são formadores de opinião de amanhã e estão se preparando para serem inseridos na sociedade. “Estamos na luta para que as políticas públicas sejam implantadas e que venham dias melhores. A Janaína Riva, peço que leve o agradecimento do Ministério Público para o deputado José Riva e Janete porque têm sido parceiros nessa causa”, finalizou a promotora.

CONCURSO – Além de Stefane, também foi premiada a estudante Natália de Borges, do Colégio Master Júnior, ganhadora de uma máquina fotográfica. Cursando o oitavo ano no Colégio Salesiano Santo Antônio, Júlia Carolina Paezi recebeu uma televisão como prêmio. E por fim, estudando o nono ano, Lorena Moraes do Colégio Cooperar ganhou um netbook.

Neste ano, inscreveram redações no concurso alunos das escolas Salesiano Santo Antônio; Escola Presbiteriana de Cuiabá; Cooperar; Escola Evangélica Elchaday, Centro Educacional Maria Auxiliadora, Iara Maria Minotto Gomes, de Juara; Escola Estadual Senador Azeredo; Colégio Master Júnior; Escola Estadual São Geraldo, de Porto Esperidião; Escola Estadual Nilza de Oliveira Pepino, de Sinop; e Escola Estadual Inácio Scherviski Filho, de Sorriso.

quinta-feira, maio 24


Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio desde 1999


Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio desde 1999

No mesmo ano, a reprovação no ensino fundamental foi de 9,6%


Em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010. A taxa de reprovação no ensino médio, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde de segunda-feira (14) em seu site, com base nas informações do Censo Escolar 2011.

sexta-feira, maio 18

COORDENADORIA DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO MT: Estratégias para Gerenciar o Blog da Escola

COORDENADORIA DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO MT: Estratégias para Gerenciar o Blog da Escola: O 2º Encontro da Formação Continuada Edição e Publicação: divulgando as ações pedagógicas, promovido pelo CEFAPRO de Sinop, resultou em um...

Professores, importante dica de como Gerenciar o Blog da Escola e do Cefapro!!

VAMOS APROVEITAR!!!
Rosana