quinta-feira, agosto 26

ETAPA MUNICIPAL OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA



ESCOLAS PARTICIPANTES

12 da Rede Estadual
05 da Rede Municipal

TEXTOS ESCOLHIDOS

GÊNERO POEMA
Título: Conhecendo o Meu Bairro
Aluna: Amanda Ellen dos Santos Riceto
Professor: Ronaldo do Nascimento
Escola Municipal Maria Pirovani Riva

GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Título: Belezas e Encantos da Minha Terra
Aluna: Thaís Carla Costa da Silva
Professora: Elisângela Alves Campos
Escola Estadual Luíza Nunes Bezerra

GÊNERO CRÔNICA
Título: O Fogo
Aluna: Ana Maria Rafalsky
Professor: Messias Batista Santos Lopes
Escola Municipal Santa Clara - Escola do campo

Agradecemos a participação de todos e acreditamos que muitas aprendizagens foram construídas no processo de produção dos textos, as quais não podemos mensurar.

Aguardemos o resultado da etapa Estadual.

segunda-feira, agosto 23

I Encontro Regional de Formação para TÉCNICOS DOS LIEDS Município de Tabaporã

TECENDO PONTO-@-PONTO A REDE DE APRENDIZAGENS NO VALE DO ARINOS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA em TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Durantes os dias 19 e 20 de agosto de 2010 foram trabalhadas as temáticas: Des-construindo mitos sobre a inclusão digital na educação básica: do conceito a prática educativa; Downloads do Linux Educacional; Instalando o Linux Educacional 3.0; Configuração de redes; Formatação completa do curso de Windows XP; Instalação do iTalc no Windows XP e a utilização de suas ferramentas; Instalação do italc no Linux Educacional 3.0 e a utilização de suas ferramentas; Acrescentando o Repositório do MEC no Linux Educacional 3.0; Adicionar e remover programas (Adept); Dual Boot WinXP e Linux Educacional 3.0; Instalando Aplicativos do Windows no Linux Educacional 3.0 com a ferramenta Wine.
Além do trabalho com a parte técnica dos LIEDs também foi dado ênfase ao fazer pedagógico da função do técnico dos laboratórios. Trabalhou-se para isso as atribuições gerais do Técnico de Informática Educativa nos LIEDs e suas Ações Gerenciais e Pedagógicas. No período noturno foi realizada uma Oficina: “Construção da rede de conhecimento utilizando os ambientes virtuais: Blog, Sites, Portais” tanto para os técnicos, quanto para os professores das escolas públicas municipais e estaduais do município.
Nesse encontro formativo tivemos a presença, a participação e a colaboração do Coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da SEDUC, professor Edevamilton de Lima Oliveira, da Professora Aldina Cássia Fernandes, professora formadora do Cefapro de Cuiabá, dos Técnicos dos LIEDs das escolas Rosmay Kara José (Anderson da Silva Ribeiro) e Francisco Saldanha Neto (Silas Galetti).
Consideramos extremamente positivo o trabalho realizado, tendo como principal resultado o envolvimento, a busca e a dedicação do grupo que demonstrou um grande interesse em continuar a aprender a fazer com que os LIEDs sejam vivos e dinâmicos na aprendizagem.

Sala de Professor "O uso da Tecnologia em Sala de Aula"




Durante todo o dia 17 de agosto de 2010, o professor formador em Tecnologia Educacional do Cefapro de Juara Weder Camillo de Souza trabalhou no Sala de Professor da Escola José Alves Bezerra do município de Porto dos Gaúchos sobre “O uso da tecnologia em sala de aula”. O desenvolvimento dessa temática foi uma solicitação da equipe pedagógica da escola que, sentindo a necessidade da comunidade escolar adquirir mais conhecimentos sobre a importante inserção das tecnologias no contexto escolar buscou a colaboração do Cefapro. Também foram trabalhadas, a pedido dos coordenadores da escola, atividades práticas de como montar e utilizar os aparelhos tecnológicos tais como: dvs, data shows, computadores e os demais recursos tecnológicos existente na escola.
Ressaltamos que a inserção da tecnologia nas práticas pedagógicas dos profissionais das unidades escolares no pólo de Juara tem avançado consideravelmente possibilitando uma educação atraente transformadora e eficaz. Nesse sentido, cada vez mais os educadores estão reconhecendo a importância de utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás e a conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

sábado, agosto 21

11 de agosto -Todos por uma EDUCAÇÃO de Qualidade Social



A Escola Estadual Daury Riva, para comemorar o dia do estudante 11 de Agosto programou uma atividade diferente.
Durante o dia teve uma apresentação de karate, projeto esse com parceria da Associação Cultural-ABENCSOE, que tem como objetivo envolver nos alunos um espírito de disciplina, respeito ao próximo e principalmente melhorar o desenvolvimento escolar do aluno.
Também tivemos uma sessão de cinema com o filme: “Coração de Tinta”, esse momento cultural aconteceu no Centro de Eventos Savoine onde contou também com a presença dos pais e responsáveis nesta sessão de Cinema.
No período Vespertino aconteceu o estudo da CONFERÊNCIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO ESTADUAL-CONGED/MT- com a comunidade escolar. Essas atividades fizeram parte da mobilização, todos por uma Educação de Qualidade, com orientações da SEDUC e que a escola tem buscado um compromisso de todos os pais, alunos e profissionais da educação para que de fato possamos alcançar uma educação democrática em nosso ensino-aprendizagem e com mais qualidade.

Escola Estadual Daury Riva implanta o uso da Mídia na Escola



A Escola Estadual Daury Riva, com apenas sete meses de vida procura valorizar em seu espaço os meios tecnológicos que possui. A direção tem em mente que o uso de Mídias como a Rádio-Escola é uma atividade no ambiente escolar tão importante quanto estudar a Língua Portuguesa, por acreditar que a rádio auxilia os alunos a entenderem e exercitarem o direito e a importância de produzir informações, valendo-se da linguagem e da tecnologia próprias do rádio.
Com esse objetivo o Projeto Rádio-Escola nasce como uma atividade interna, objetivando contribuir para a melhoria do processo educativo, mobilizando assim direção, coordenação pedagógica, professores, alunos e demais funcionários nas horas de lazer, sendo executada nos intervalos de 15 minutos no período matutino e vespertino, durante a semana. Na programação serão abordadas músicas e assuntos de fundamental importância dentro do processo ensino aprendizagem.

“Cidadania Indígena merece respeito”


No dia 26 de junho de 2010, a Escola Daury Riva, esteve na Aldeia Indígena Tatuí, dos povos Kayabis, fazendo uma visita de Intercâmbio Cultural e Esportivo, este desenvolvido pelo Projeto: Dia do índio “Cidadania Indígena merece respeito”.
Na qual retribuímos a visita dos povos Kayabis a nossa escola que aconteceu no dia do Índio 19/04/2010. Este Projeto teve como objetivo propiciar ao nosso educando momentos de reflexão sobre a importância do resgate da cultura indígena possibilitando a socialização, a interação e diálogo entre grupos indígenas de nossa região.
Nossos alunos interagiram com a comunidade indígena onde dançamos uma quadrilha Junina para eles, e também jogamos futebol de campo na aldeia Tatuí, aliás, perdemos no Futebol masculino de 4 X 0, ou seja de quatro gols a zero.Fizemos pinturas corporais. Eles também mais uma vez apresentaram suas danças indígenas, trajando roupas características, conhecemos também um pouco da sua cultura artesanal.
Foi um passeio inesquecível onde fortalecemos os nossos laços de amizades e solidariedade da cultura do não índio (Branco), Este termo não índio é a maneira com que muitas tribos se referem ao homem branco, já que índio foi o nome dado a todo o habitante da América que estava no continente quando da chegada de Cristovão Colombo que equivocadamente achou que havia chegado as Índias.
E ainda foi oferecido um grande almoço da culinária Kayabis, com um cardápio a base de peixes, bijus, e outros.
A Escola Daury e sua comunidade agradecem as lideranças dos povos kayabis pelo carinho e amizade fraterna demonstrado a nós visitantes.
Obrigado Nação kayabi.

quinta-feira, agosto 19

II Etapa de Formação SIGA





 II Etapa SIGA



Professoras, coordenadoras e articuladoras do 1º Ciclo da escola Iara e Fracarolli, participaram nesta quinta e sexta-feira, no CEFAPRO de Juara, da segunda etapa de formação do SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem), ministrado pela professora formadora Elaine Moreira.

Através de textos, slides e pesquisas, as professoras refletiram sobre a promoção da aprendizagem significativa e Avaliação Mediadora, sobre a importância do planejamento,  do ambiente alfabetizador e o incentivo á leitura por prazer.

Os momentos de socialização de experiências foram fundamentais para avançarmos no processo de implantação do SIGA. Muitas dúvidas foram sanadas através de reflexão coletiva e novos desafios foram propostos.

Veja a paródia feita pela professora Bela durante a formação juntamente com as demais professoras.

DEVAGAR, DEVAGARINHO

É DEVAGAR, É DEVAGAR, É DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGARINHO} BIS

EU NÃO ESTOU SATISFEITA
COM O PROGRAMA QUE VEIO IMPLANTAR,
ELE É O SIGA E A GENTE SE PREOCUPA
TUDO ISSO É UMA LUTA
VAMOS VER O QUE VAI DAR

É DEVAGAR, É DEVAGAR, É DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGARINHO} BIS

TODO MUNDO SÓ RECLAMA DOS ALUNOS QUE ALI VÃO PINTAR
E PINTA AQUI E LÊ ALI
E FAZ TAREFA, LEVA VERDE, SE NÃO FAZ,
VERMELHO VAI GANHAR.

É DEVAGAR, É DEVAGAR, É DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGARINHO} BIS
VAMOS NÓS SEGUIR EM FRENTE
E COM A CALMA SEM ESTRESSAR
E O SIGA É UM SISTEMA E
VAMOS TER QUE ACOMPANHAR.


(Melodia: música Devagar, devagarinho de Zeca Pagodinho)



domingo, agosto 15

Portal do Professor- Uma realidade no Polo de Juara





Foi com muita alegria e orgulho que recebemos recentemente do professor Edevamilton de Lima Oliveira, coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da SEDUC, a notícia de que o CEFAPRO de Juara é o primeiro pólo a ter 100% das Escolas Estaduais cadastradas no Portal do Professor, no site do MEC.
 Os links das escolas podem ser acessados através do Blog a seguir.
Com esse importante passo proporcionamos aos nossos educadores, além de divulgar suas experiências educativas, estar conectado a um site que trás inúmeras possibilidades de conhecer e aprender sobre um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos e sugestões metodológicas que só acrescentarão conhecimento, tornando rico e produtivo o trabalho pedagógico realizado a cada dia.
Lembramos da importância da execução de programas e projetos educacionais que utilizam das tecnologias existentes nas escolas, cursos esses que nos últimos anos vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e CEFAPROs em parceria com o MEC. Os cursos, além de enriquecer os projetos/atividades propostos pelos professores, têm ampliado práticas pedagógicas vivas e dinâmicas e melhorado significativamente a qualidade social da educação.
Consideramos a disponibilização dos recursos tecnológicos feita atualmente pela Secretaria de Estado de Educação do Estado Mato Grosso, bem como, a oportunidade que os cursos têm dado a nós educadores de aprendizagem sobre a utilização desses recursos tecnológicos de fundamental importância para uma educação de qualidade.
 Agradecemos a importante contribuição do Professor Formador em Tecnologia Educacional e de toda a equipe do Cefapro de Juara, na concretização dessa importante caminhada. Estamos construindo junto um sonho possível aos nossos educandos. Aprender a aprender, aprender a ser e a fazer é o desafio constante dos profissionais do CEFAPRO de Juara.       

CEFAPRO DE JUARA

quarta-feira, agosto 11

Qualidade da educação é resultado do trabalho cotidiano



O dia 11 de agosto é um dia especial para as escolas realizarem ações de envolvimento da comunidade escolar e fazer a divulgação das experiências de sucesso vivenciadas pelo coletivo em todas as modalidades de ensino. É o momento também de reflexões sobre o resultado da avaliação externa, IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de valorização do coletivo de profissionais , dos alunos, dos pais e do fazer pedagógico inovador que contribuíram para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Portanto a busca pela melhoria da qualidade social da educação é um dever constante e não deve ser somente no dia da mobilização.Não podemos nos contentar com o desempenho obtido em 2010 e conformar com as metas estabelecidas pelo MEC para serem alcançadas até 2021 , mas trabalhar para melhorar cada vez mais os indicadores de aprendizagem com intervenções pedagógicas que favoreçam o envolvimento dos educandos e a interação com o outro. Assim a utilização de diversas estratégias didáticos pedagógicas possibilitará aulas mais dinâmicas e mais interessantes, permitindo o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, aos jeitos e modos de aprender e viver a diversidade como riqueza pedagógica.
Nesse sentido, o eixo da organização escolar deve ser o trabalho coletivo e o investimento na construção de processos educativos numa perspectiva de educação de qualidade como direito de todos.

DIA DO ESTUDANTE É COMEMORADO NA ESCOLA NIVALDO FRACAROLLI COM ATIVIDADES RECREATIVAS




Para comemorar o Dia do Estudante, 11 de agosto, e como ação do dia Todos por uma Educação Nota 10, a Escola Estadual Nivaldo Fracarolli desenvolveu várias atividades recreativas nos períodos matutino e vespertino.
Utilizando os espaços do pátio, da quadra de esportes, do laboratório de informática, da biblioteca e de salas de aula, os alunos se divertiram com basquetebol, pingue pongue, xadrez, dama, trilha, dominó, dança, pintura e modelagem, fizeram leituras e ainda tiveram acesso livre ao Orkut e MSN, tudo planejado, organizado e acompanhado por toda a equipe da escola.
Segundo a coordenadora Fabiana, o objetivo é valorizar os estudantes e fazer do ambiente escolar um lugar agradável onde também há espaço para a descontração. Assim, nasce um sentimento de pertença e valorização que se reflete na aprendizagem. Ela atribui o fato de a escola ter elevado seus índices no IDEB também a essa prática, uma vez que a escola desenvolve várias outras ações dinâmicas durante o ano.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." ( Carlos Drummond de Andrade )

sexta-feira, agosto 6

REALIZADO COM SUCESSO O SEMINÁRIO REGIONAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES


Foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de agosto, o Seminário Regional das Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso no Cefapro de Juara. O evento reuniu professores, gestores e assessoras pedagógicas dos municípios de Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Juara, totalizando 75 participantes. Houve, também, representantes da Rede Municipal de Ensino de todos os municípios do polo. Durante os três dias, foram socializadas, discutidas e sistematizadas as contribuições trazidas dos respectivos seminários municipais, para as modalidades do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e das especificidades Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena.

As escolas participaram ativamente enviando seus representantes e foram muitas e valiosas contribuições que ajudarão a enriquecer e definir pontos importantes da proposta, pois os professores que vivenciam no dia-a-dia, a realidade das escolas, sabem o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A equipe do Cefapro atribui o sucesso desse seminário a todos os que se envolveram com empenho e compromisso, aos quais agradece.

terça-feira, agosto 3

Escola Luiza Nunes Bezerra tem maior IDEB do Estado






Apesar das dificuldades que o nosso país tem enfrentado em relação à qualidade da educação, algumas escolas do interior do Brasil vêm se destacando com ações e projetos que refletem diretamente na aprendizagem dos educandos.
Percebemos que muitos desses trabalhos inovadores vêm da contribuição e do esforço de equipes de profissionais da educação comprometidos e dedicados a atividade docente, que além de um bom planejamento ainda participam de encontros de formação continuada construindo coletivamente práticas pedagógicas integradas com a realidade dos educandos.
Destacamos o excelente resultado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra tanto nas fases iniciais do Ciclo quanto nas fases finais. A Escola alcançou o índice 6,0 esperado para 2021, surpreendendo e valorizando os profissionais que tiveram participação em alguma etapa do processo de ensino aprendizagem desses educandos.
Parabenizamos e reconhecemos o mérito de todos os profissionais que fazem da escola um lugar de construção de conhecimento e cidadania, que excede qualquer indicador de avaliações externas.

Professora formadora Sibeli Lopes e equipe do Cefapro.