quinta-feira, março 29

PDE INTERATIVO





Nos dias 28 e 29 de Março, houve capacitação dos gestores do Vale do Arinos para trabalhar com a ferramenta PDE INTERATIVO.
Na ocasião a técnica da SEDUC/MT, Marcia Araújo, fez vários apontamentos sobre o trabalho do Gestor, desenvolvendo uma dinâmica de valorização e chamada à responsabilidade desse grupo dentro da escola.
Na continuidade das ações, acessamos no sistema o PDE de algumas escolas e muitas dúvidas foram esclarecidas.
Pontuo algumas falas importantes nesse momento:

  1. Necessário realizar a avaliação do instrumento PDE on line,
  2. Identificação da escola
  3. Ver o nome do gestor atual
  4. Fazer o primeiro passo e o segundo passo
  5. Montar a equipe que vai trabalhar
  6. Fazer a ata para que se formalize esse passo
  7. Passo 3
  8. Fazer o diagnóstico
  9. Responder o item 4.1 que fala sobre a direção da escola (responder)
  10. Responder o item 5.2 que fala sobre os docentes
  11. Ir para o Plano Geral – Plano de Formação – responder todas as perguntas
  12. Se apenas uma ficar sem responder não pode ser enviada as secretarias
  13. Senhas bloqueadas – ligar para gestão, falar com a Márcia
  14. Para mudar nome de diretor, tem que passar nome, e-mail do diretor atual para a Marcia – para as escolas estaduais
  15. Ver as ações que implementam as questões de ensino aprendizagem
  16. 15% do repasse pode ser gasto com capacitação, do valor do custeio, em cada parcela.
  17. 1º desafio
  18. Não inserir muitos desafios, pois não pode atacar muitas áreas ao mesmo tempo.
  19. Plano de formação até 30 de abril
  20. Não precisa construir todo diagnóstico
  21. Plano Geral – Plano de Formação
  22. PPP tem que estar pronto até a vinda da segunda parcela
  23. No GPO – plano de ação, tem que estar inserido, até julho, para prestar conta 1º semestre.
  24. Plano de ação anual
  25. Instrução normativa anual – 16 reais por alunos.
  26. Opção para gasto - % para custeio e % para capital.
  27. A 1ª parcela foi em cima do número de alunos de 2011, mas a 2ª parcela será com base no Sigeduca 2012.
  28. Não aconselho 60% para custeio, porque há mais gastos de custeio
  29. O cálculo da 2ª até a quarta: número de alunos X 16,00; tirando 30% para capital e 70% para custeio.
  30. Na 3ª parcela acrescenta 8,00 por aluno, para manutenção.
  31. Plano de ação global –
  • quanto gasta de limpeza no ano
  • material pedagógico
  • contratação de pessoa jurídica – que faz pequenos reparos
Alguns problemas relacionados a prestação de contas foram esclarecidos e muitas orientações fortaleceram e deram base para ações da gestão junto às escolas. Foi um momento muito importante para significação de ações transparentes que desencadeiam marcas de qualidade social na educação - burocracia que resulta em melhorias nas unidades escolares!

Professora Formadora: Ana Paula Pereira da Silva



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