Nos dias 28 e 29 de Março, houve capacitação dos gestores do Vale do Arinos para trabalhar com a ferramenta PDE INTERATIVO.
Na ocasião a técnica da SEDUC/MT, Marcia Araújo, fez vários apontamentos sobre o trabalho do Gestor, desenvolvendo uma dinâmica de valorização e chamada à responsabilidade desse grupo dentro da escola.
Na continuidade das ações, acessamos no sistema o PDE de algumas escolas e muitas dúvidas foram esclarecidas.
Pontuo algumas falas importantes nesse momento:
- Necessário realizar a avaliação do instrumento PDE on line,
- Identificação da escola
- Ver o nome do gestor atual
- Fazer o primeiro passo e o segundo passo
- Montar a equipe que vai trabalhar
- Fazer a ata para que se formalize esse passo
- Passo 3
- Fazer o diagnóstico
- Responder o item 4.1 que fala sobre a direção da escola (responder)
- Responder o item 5.2 que fala sobre os docentes
- Ir para o Plano Geral – Plano de Formação – responder todas as perguntas
- Se apenas uma ficar sem responder não pode ser enviada as secretarias
- Senhas bloqueadas – ligar para gestão, falar com a Márcia
- Para mudar nome de diretor, tem que passar nome, e-mail do diretor atual para a Marcia – para as escolas estaduais
- Ver as ações que implementam as questões de ensino aprendizagem
- 15% do repasse pode ser gasto com capacitação, do valor do custeio, em cada parcela.
- 1º desafio
- Não inserir muitos desafios, pois não pode atacar muitas áreas ao mesmo tempo.
- Plano de formação até 30 de abril
- Não precisa construir todo diagnóstico
- Plano Geral – Plano de Formação
- PPP tem que estar pronto até a vinda da segunda parcela
- No GPO – plano de ação, tem que estar inserido, até julho, para prestar conta 1º semestre.
- Plano de ação anual
- Instrução normativa anual – 16 reais por alunos.
- Opção para gasto - % para custeio e % para capital.
- A 1ª parcela foi em cima do número de alunos de 2011, mas a 2ª parcela será com base no Sigeduca 2012.
- Não aconselho 60% para custeio, porque há mais gastos de custeio
- O cálculo da 2ª até a quarta: número de alunos X 16,00; tirando 30% para capital e 70% para custeio.
- Na 3ª parcela acrescenta 8,00 por aluno, para manutenção.
- Plano de ação global –
- quanto gasta de limpeza no ano
- material pedagógico
- contratação de pessoa jurídica – que faz pequenos reparos
Alguns problemas relacionados a prestação de contas foram esclarecidos e muitas orientações fortaleceram e deram base para ações da gestão junto às escolas. Foi um momento muito importante para significação de ações transparentes que desencadeiam marcas de qualidade social na educação - burocracia que resulta em melhorias nas unidades escolares!
Professora Formadora: Ana Paula Pereira da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário