REALIZADO COM SUCESSO O SEMINÁRIO REGIONAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO
De 20 a 24 de agosto o CEFAPRO/polo de
JUARA trabalhou com profissionais representantes de todas as escolas
estaduais e das secretarias municipais de educação. Participaram do
seminário, coordenadores pedagógicos e professores
das redes estadual e municipal, totalizando 107 profissionais de todo o
polo.
Contamos também, na abertura do evento,
com autoridades educacionais do polo, dentre elas, todos os(as)
secretários(as) municipais de educação.
O Seminário foi realizado com o intuito
de desenvolver subsídios para consolidar mudanças e inovações
educativas, visando uma educação que se protagonize, totalmente humana e
inclusiva.
A palestra: Que projeto de Educação Pública atende ao atual contexto?
proferida pela professora Rosa Neide Sanches de Almeida, Assessora Especial de Políticas Educacionais da SEDUC, marcou a abertura do evento.
Durante a palestra, a professora Rosa
Neide destacou a importância dos educadores trabalharem de acordo com a
contemporaneidade, partindo da vivência de cada educando, do que lhe é
importante, respeitando suas fases de desenvolvimento,
entendendo seus desejos e trabalhando através deles.
Para aprofundar os conceitos sobre essa
forma de organizar o ensino, a equipe do Cefapro promoveu reflexões
sobre: Complexo Temático, Investigação sócioantropológica, Fenômeno,
Campo Conceitual, Eixos e Capacidades.
Durante o seminário, os participantes em
GTs, discutiram a caracterização da área em que atuam e de cada ciclo de
formação. Os profissionais do CEFAPRO mediaram às atividades, de
maneira que as Orientações Curriculares e a forma
de organizar o ensino em Complexo Temático tornem-se parte da bagagem
teórica e prática de nossos profissionais da educação. As diretrizes
contidas em nossas concepções educacionais devem ser vistas como
possibilidades, para que cada unidade escolar construa
a sua identidade.
O evento foi finalizado na tarde da
sexta-feira com a elaboração e socialização de Estratégias para
Desenvolvimento do Complexo Temático, ou seja, da
proposta pedagógica que se aproxime da
realidade social a ser entendida e melhorada, por cada grupo de
profissionais das escolas presentes.
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