quinta-feira, abril 10

“SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem: Avaliação, orientação e encaminhamentos para 2014”.

Nesta segunda e quarta-feira, sete (7) e nove (9) de abril, os professores formadores do CEFAPRO, professores alfabetizadores, articuladores e gestores das escolas estaduais do município de Juara estiveram reunidos para uma conversa sobre ações pedagógicas que fazem parte do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem – SIGA.
O encontro aconteceu no CEFAPRO de Juara e teve como objetivo oportunizar aos participantes rever os princípios do SIGA, socializar experiências e refletir sobre as estratégias de acompanhamento e monitoramento da aprendizagem promovidas pelo SIGA. Na oportunidade relembramos a importância das reuniões de planejamento do Ciclo, o acompanhamento do coordenador pedagógico em sala, dos cartazes de frequência e leitura, estudos coletivos, lançamento e acompanhamento de dados no sistema e promoção de encontros formativos que visem sanar as dificuldades diagnosticadas pelo monitoramento do sistema.
   




Temas abordados:

- Princípios, Metas e Objetivos do SIGA “Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem”;
- Ambiente Alfabetizador;
- O objetivo do Cartaz de frequência e de leitura;
- Reunião de planejamento por Ciclo;
- Acompanhamento de sala pelo coordenador pedagógico;
- Avaliação e lançamento de dados no sistema;
- Monitoramento do sistema pelos professores Formadores;
- Devolutivas CEFAPRO.

Os participantes também tiveram a oportunidade de levantar pontos positivos e negativos do Sistema de Gerenciamento de dados, esclarecendo dúvidas e pontuando sugestões. Segundo alguns depoimentos as ações de acompanhamento, planejamento e monitoramento da aprendizagem tem contribuído muito para um direcionamento das ações pedagógicas e consequentemente para o promoção da aprendizagem dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário