sexta-feira, setembro 23

O CEFAPRO DE JUARA sente-se honrado em fazer parte desse valioso Projeto de Formação Continuada

Política de Formação Continuada do MT é apresentada na III Reunião Ordinária do CONSED

" Concepção de formação continuada deve possibilitar a articulação do desenvolvimento pessoal com o profissional, compreendido como processos contínuos e ininterruptos”. A fala da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, professora Rosa Neide Sandes de Almeida, foi proferida durante a palestra sobre Formação Continuada, na III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso foi convidado para abordar o tema, baseado nas experiências desenvolvidas no Estado. Segundo Rosa Neide, a formação continuada deve ser ainda, orientada pela concepção metodológica dialética permitindo responder ao dinamismo da prática educativa, as contradições do contexto e orientar para a sua transformação.
Rosa Neide destacou o Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), implantado no Estado em 15 unidades polos, bem como, o trabalho desenvolvido pelos formadores no projeto sala do Educador. O objetivo foi fortalecer as escolas como lócus de formação e proporciona ao professor espaço e tempo para a formação contínuada.
As práticas se dão ainda por meio da formação de grupos de estudos possibilitando aos professores vivenciarem momentos de reflexão. Na oportunidade apresentou alguns desafios e compromissos do Governo do Estado com a formação continuada.
Segundo pesquisa divulgada durante a III Reunião, pela professora Elba de Sá Barreto, a Fundação Carlos Chagas registrou que “o melhor projeto de formação, o mais estruturado atualmente no Brasil, é o de Mato Grosso.”
Para a reunião e apresentação dos trabalhos desenvolvidos por Mato Grosso, acompanharam a secretária na III Reunião Ordinária do Consed, em Mato Grosso do Sul, as secretaria Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc-MT, professora Fátima Rezende, e a Superintendente de Diversidades Educacionais, professora. Débora Pedrotti Mansilla. (colaborou Débora Pedrotti)

Assessoria/Seduc-MT

Grifos nosso...



Nenhum comentário:

Postar um comentário