quarta-feira, abril 28

CEFAPRO DE JUARA ESTEVE REALIZANDO ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ALDEIA TATUÍ

Nos dias 23 e 24/04, profissionais do Cefapro estiveram presentes na E.E.E. Indígena Juporijup para orientar e colaborar com a implementação do Projeto Sala de Professor da escola e lançar o Projeto Xadrez nas Escolas.
O papel do Cefapro é o de possibilitar a formação continuada dos profissionais de educação, numa busca constante por reflexões teóricas e inovações metodológicas que resultem numa educação de qualidade. Foi com esse intuito que, no dia 23, o Professor Weder Camillo de Souza do Cefapro de Juara lançou o Projeto: Xadrez nas Escolas Indígenas. Esse projeto foi idealizado pelo professor Weder e apresentado as comunidades indígenas ainda em 2009, mas seu início só foi possível agora. O objetivo primordial desse projeto é o de usar o jogo de xadrez para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, abstração, concentração, bem como desenvolver a criatividade, imaginação e perseverança. O desafio para o professor formador do Cefapro é o de ensinar as técnicas do jogo aos professores para que estes, por sua vez, possam trabalhar com seus alunos, além de estender, em breve, o projeto de xadrez para as demais escolas indígenas.
No dia 24 foi realizado o primeiro Encontro de Formação Continuada da E.E.E. Indígena Juporijup. Este encontro foi desenvolvido pela equipe gestora da escola, e acompanhado pelo professor formador do Cefapro Leandro Escobar, diretora Rosana Christofolo, coordenadora Livaneti Furlan e professor formador Weder Camillo. O encontro foi muito produtivo, pois nos proporcionou momentos de reflexão coletiva acerca de uma educação escolar indígena que atenda as necessidades da comunidade, preservando a cultura, mas inovando as formas de ensinar e aprender. Observamos que desde 2009, quando o Cefapro iniciou o trabalho com a formação continuada nas escolas indígenas houve avanços nas práticas didático-pedagógicas, que traduzem uma concepção de educação inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário