1.1-Fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação e desenvolver outras ações que os valorizem.
1.2- Fortalecer um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades, ampliando para a população de 04 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.
1.3-Ensejar o empoderamento da SAPE mediante a garantia de condições objetivas de trabalho por todas as áreas da Secretaria;
Meta 2- Fortalecer o Ensino Médio de forma a atingir, no mínimo, as médias nacionais, e ampliar a oferta do ensino médio integrado à educação profissional:
2.1-IDEB 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Anos iniciais do ensino fundamental 4,6 4,9 5,2 5,5 5,7 6,0
Anos finais do ensino fundamental 3,9 4,4 4,7 5,0 5,2 5,5
Ensino médio 3,7 3,9 4,3 4,7 5,0 5,2
2.1- Ampliar as matrículas de ensino médio e médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades das populações do campo, dos povos indígenas e das comunidades quilombolas;
2.2-Estimular a expansão do estágio para estudantes da educação profissional técnica de nível médio;
2.3- Investir na implantação de laboratórios, bibliotecas e na formação continuada dos profissionais das escolas de ensino médio.
Meta 3- Garantir o fortalecimento, qualidade e eficiência do Ciclo de Formação Humana
3.1 - Assegurar a estruturação do ensino fundamental de nove anos, organizado por ciclos de formação humana.
3.2- Criar banco de dados pautados em dados da Provinha Brasil, do Censo, do Siga para análise das informações obtidas e possíveis intervenções pedagógicas, orientadas pela Seduc – Órgão Central, Cefapros e Assessorias Pedagógicas.
3.3- Fortalecer a Gestão Democrática, capacitando os membros do CDCE’s e implantando a articulação do PPP/PDE;
3.4-Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do ensino fundamental.
Meta 4- Ampliar a educação em tempo integral das escolas públicas de educação básica do estado de Mato Grosso.
4.1- Integrar à política do ensino fundamental os programas Mais Educação, Escola Aberta e outros projetos para a ampliação do tempo escolar e o fortalecimento pedagógico;
4.2- Orientar para que os programas e projetos de ampliação do tempo escolar e fortalecimento pedagógico façam parte do PPP/PDE;
4.3- Garantir a formação continuada para os coordenadores, oficineiros, professores e gestão escolar para a integração das práticas pedagógicas ampliadas;
4.4- Fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos e equipamentos públicos como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros e cinema.
4.5 Garantir a educação ambiental no currículo escolar, observando ações sustentáveis nas práticas de gestão e do fazer pedagógico escolar.
Meta 5- Garantir o atendimento às especificidades das diversidades educacionais:
5.1- Reduzir a evasão escolar da educação do campo e da Educação de Jovens e Adultos.
5.2 - Racionalizar o transporte escolar do campo, cabendo ao sistema estadual de forma articulada com os municípios reduzir o tempo máximo dos estudantes em deslocamento a partir de suas realidades;
5.3- Fortalecer a pedagogia da alternância, considerando as necessidades específicas das populações do campo e de áreas remanescentes de quilombos, garantindo equidade educacional;
5.3-Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, em prol da educação do campo, da educação indígena e da educação quilombola;
5.4- Implementar a educação escolar indígena por meio de regime de colaboração específico que considere os territórios étnico-educacionais e de estratégias que levem em conta as especificidades socioculturais e linguísticas de cada comunidade, promovendo a consulta prévia e informada a essas comunidades.
5.5-Manter programas de formação de pessoal especializado, de produção de material didático e de desenvolvimento de currículos e programas específicos para educação escolar nas comunidades indígenas, campo e quilombola, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades e considerando o fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena.
5.6-Estimular a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental para as populações do campo nas próprias comunidades rurais.
5.7- Apoiar a alfabetização de crianças indígenas e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas, quando for o caso.
Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação/MT
Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais -SAPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário