domingo, abril 3

Realizada com Sucesso a primeira etapa do Curso: “CONSELHO ESCOLAR: A PARTICIPAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO”



















Durante os dias 01 e 02 de abril, no auditório do Cefapro de Juara realizou-se a 1ª etapa do Curso: “CONSELHO ESCOLAR: A PARTICIPAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO”. O Curso é um projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa, desenvolvido pela Unemat-Juara, em parceria com o Cefapro e a SMEC.
Foram 12 horas de muita interação entre os participantes, conselheiros das escolas públicas de Juara.
Compartilhamos nesse importante momento, de um Fórum de Debates acerca dos princípios da gestão democrática estabelecidos na legislação e o papel dos Conselhos escolares como instrumento mobilizador da participação coletiva nos processos decisórios,  buscando construir conceitos decisivos sobre a participação, autonomia, transparência e pluralismo acerca do papel de cada membro do CDCE. Almejamos uma escola em que a participação seja uma realidade, com o estabelecimento de ações conjuntas pelos seus diferentes segmentos. Nesse processo, o CDCE tem uma importante contribuição cumprindo a sua função, como instância de democratização da educação e de construção de cidadania.
Finalizamos com Gts formados por segmentos representativos, que discutiram e socializaram com os demais grupos, os principais problemas operacionais, abordando os avanços, as dificuldades, os desafios e as necessidades existentes no cotidiano escolar. Os Gts foram coordenados pelos membros da equipe executora do projeto (Unemat e Cefapro).
Os participantes se mostraram receptivos e com muita vontade de somar conhecimentos para contribuir com a escola que representam. Ao se configurar como voz e voto, os membros dos CDCEs presentes estão conscientes do importante papel que exercem para garantir que toda a comunidade escolar seja envolvida nas decisões a serem tomadas nas escolas. Já concebem o CDCE, como espaço de participação, discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, como direito e responsabilidade, desde o planejamento do PPP, sua execução e também a avaliação, visto que, ao conhecer os seus pontos fortes e fracos a escola adquire condições de intervir para melhoria da qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades. Daí compreendem também a importância do acompanhamento do CDCE na evolução dos Indicadores de Qualidade da Educação. Consideram que o esclarecimento acerca do significado de seu papel, sobre a organização da escola, a importância de seus projetos, a legislação educacional básica e o significado da participação, entre outros, é condição inclusive para o fortalecimento do próprio conselho.
Ser membro de um CDCE significa poder contribuir com a quebra do isolamento da escola ao estabelecer uma proximidade entre esta instituição e sua comunidade. É uma oportunidade ímpar para contribuir com o fortalecimento da escola e de sua gestão. “O que concerne a todos deve ser decidido por todos”  (Leonardo Boff)

Rosana Christofolo
Diretora- Cefapro de Juara

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