Aconteceu neste dia 13 de maio, o 3º encontro do projeto “Educação e Diversidade: desafios e possibilidades”, promovido pelo Cefapro de Juara. Na oportunidade, a temática tratada - Diversidade e Direitos Humanos: negros e índios em evidência - foi conduzida pelos professores formadores Elaine Cristina da Silva Moreira (Alfabetização), Ely Alves Miguel (Linguagem/Língua Portuguesa) e Leandro Escobar de Oliveira (Diversidade/Educação Indígena).
No primeiro bloco temático, tendo como base as Orientações Curriculares da Diversidade – OCD - a professora Elaine discorreu sobre direitos humanos, tratados pelo viés da diversidade, destacando:
a) Contextualização histórica da luta pelos direitos humanos;
b) Princípios da Educação em Direitos Humanos;
c) Mudanças no contexto escolar com a implantação e implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
No segundo bloco, a professora Ely trouxe alguns textos midiáticos para evidenciar exemplos de preconceito, racismo e discriminação, tendo como referencial o material abaixo:
o Mídia Televisiva: Malhação – personagens Maicon e Babi
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ITSSTsEK16U&feature=related
o Mídia Cinema/publicidade: Campanha contra o racismo
Posteriormente, foi apresentado um vídeo com depoimento de uma professora, exemplificando uma situação real em que uma criança, de 3 anos, recorre a meios agressivos para ocultar sua cor negra, ficando a questão: qual o tratamento recebido por essa criança para agir de tal maneira? Isso rendeu algumas discussões produtivas.
Ainda, houve a “degustação” do chocolate “Diamante Negro”, com o seguinte questionamento: qual a relação desta guloseima com a história no negro no Brasil? Explicada a relação, todos, certamente, rememorarão a origem do nome, cada vez que se depararem com o produto.
No último bloco, o professor Leandro explorou a “Educação Indígena no currículo”, tendo como parâmetro os itens abaixo:
a) Música: Curumim Chama Cunhatã - Jorge Ben Jor
- Letra disponível em:
- Canção com imagens disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=y1Hwf3KXKIc&feature=player_embedded#at=78
b) Índios: “olhando” o panorama local e a Lei 11.645/2008 (com apresentação em slides e as reflexões pertinentes).
Por último, os três professores apresentaram sugestões de materiais e estratégias para inclusão das temáticas abordadas no currículo escolar e nas práticas pedagógicas. Além disso, o cantinho da diversidade foi apresentado como uma alternativa viável para desconstrução de atitudes desrespeitosas no ambiente escolar e que ferem, significativamente, a autoestima de estudantes negros e índios.
Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Obrigada por realizar as vossas ações com tanto esforço e dedicação. A comunidade de educadores do polo do Cefapro de Juara só tem a ganhar.
ResponderExcluirTenho certeza que cada um de vocês e dos participantes ganharam muito em aprendizagem e experiência.
Rosana
Obrigada Rosana! O grupo fica feliz pelo reconhecimento.
ResponderExcluir