quarta-feira, junho 22

Reunião com equipe Gestora da SMEC e Escolas da rede municipal de Tabaporã




Reunião SMEC/Tabaporã -Dia 16 de junho de 2011


A reunião foi aberta com mostras de satisfação pelos presentes, em razão da possibilidade de unir esforços entre estado e município no tocante à formação continuada. O coordenador pedagógico da SME do município de Tabaporã lembrou que a Secretaria, na gestão atual, deu autonomia para que as escolas organizassem seus estudos formativos e pediu que cada escola socializasse os trabalhos referentes a formação continuada já desenvolvidos e seus respectivos projetos (o que já estava anteriormente conversado com o Cefapro). Em conversa anterior, com o secretário de educação e seu coordenador pedagógico, colocamos que precisávamos conhecer a realidade para podermos contribuir. A ausência do secretário foi justificada pelo seu coordenador.
A equipe do Cefapro evidenciou que a reunião é uma forma de estreitar as possibilidades de colaboração entre os profissionais da educação e que, o intuito é somente de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, que só será possível através dessa troca, respeitando sempre, as necessidades e realidades do cotidiano de cada escola. Fortalecer a formação inloco é nosso grande desafio.
O Parecer Orientativo 01/2011, referente ao projeto Sala de Educador, foi apresentado aos presentes, com leitura do documento e reflexões de pontos considerados importantes. Deixamos claro que o orientativo traz normatizações, porém o município tem autonomia para desenvolver a formação continuada da maneira que considerar relevante.
Nas reflexões, ficou evidente a importância da união de esforços entre estado e município. A educação é de responsabilidade das duas esferas. Dessa maneira, o entendimento é de que SEDUC é do estado de Mato Grosso – unidade política - com recursos compartilhados, porém visando o todo.
Enfatizamos também a necessidade de unir esforços para incluir todos na formação continuada , ou seja, todos são profissionais da educação. Sabemos que não é tarefa fácil, em função das especificidades de cada escola. No entanto, tudo é parte de um processo, resultando estágios distintos, de maneira que, em algumas escolas, os profissionais já avançaram nesse entendimento e em outras, estão iniciando esse processo de amadurecimento da necessidade de coparticipação, de assumir também, junto ao coordenador pedagógico, sua parte no processo.

O Projeto Sala de Educador exige uma formação ancorada nas necessidades formativas dos profissionais, respaldadas na realidade. Para isso, no início do ano são levantadas as temáticas de estudo, norteadoras dos encontros, e que podem ser substituídas a partir da verificação, no decorrer do ano, de outras necessidades de estudo, problematizadas em função da dinâmica do ensino. Neste caso, quando houver substituição de temáticas, a sugestão do Cefapro é a inserção de anexos, como cronograma dos encontros atualizados, para que a escola possa criar um histórico de suas necessidades e avanços.
A dinâmica de organização do Projeto Sala de Educador prevê grupos de estudos, os quais podem ser mencionados nos objetivos específicos e delineados na metodologia. Outro detalhe é que, embora a periodicidade dos encontros seja, diretamente, de responsabilidade do coordenador pedagógico, o diretor também participa desses processos, incentivando o processo formativo.
Nas reflexões ficou explicitado também que o projeto Sala de Educador sofreu mudanças ao longo dos anos e que as alterações foram incluídas em função da dinâmica do processo vivenciado pelas próprias escolas.
A função do professor formador, na(s) escola(s) de sua responsabilidade, é constante, num continuum. No entanto, a falta de formadores no quadro (incompleto) do Cefapro, compromete alguns atendimentos desejáveis e necessários. Fizemos nesse momento um chamativo para que novos profissionais se juntem a equipe do Cefapro assim que for realizado um novo processo seletivo.
No desenvolvimento do Sala de Educador é importante registrar o processo, mantendo organizado pastas com pautas, textos utilizados e relatos dos participantes. Além disso, a lista de presença com computo das horas de estudo de cada participante é fundamental para certificação.
(Nesse momento, uma das diretoras presentes apresentou um portfólio, com arquivos do processo formativo, inclusive com materiais representativos de resultados dos estudos).
Vale ressaltar que todas as escolas as escolas já desenvolvem a Formação Continuada e mostraram muitos avanços em relação à mesma.
Foi enfatizado a necessidade de se avaliar os processos e retomar temáticas já estudadas, porém não esgotadas. Sugeriu-se que carga horária de estudo semanal seja 4h/semana, todavia existem questões locais que são respeitadas.
Também foi relatado que o projeto elaborado no ano é avaliado em seu término, pelo coletivo da escola, com a contribuição do Cefapro, para que as adequações sejam feitas no ano seguinte. Ou seja, o projeto construído não é descartado com o término de um ano letivo, mas avaliado para inserção de novas demandas e necessidades, próprias do ano em questão. Isso é importante porque o projeto/estudo deve ter valor para aprimoramento profissional.

- Foi solicitado ao Cefapro que contribua para que a formação proporcione aos educadores práticas interdisciplinares, ou seja, que o educador não privilegie só uma disciplina, por ter maior afinidade com ela. Solicitou-se também a contribuição do Cefapro na formação para os professores do primeiro ciclo (SIGA); Para as escolas do campo (Pedagogia da Alternância) e EJA, para a escola que possui essa modalidade. O Cefapro estará se organizando para atender essas necessidades formativas;


- A equipe gestora da SMEC e escolas serão acompanhadas pelas professoras(es) formadoras(e) Ely, Cervan, Dirlei e a coordenadora de formação Livaneti;

- A equipe gestora do Cefapro e pedagógica da Secretaria Municipal darão respaldo para que a formação continuada seja fortalecida nas escolas;

- As escolas Maria Roma Gava Baesso e Valdecir Dias Rodrigues entregaram seus projetos de formação continuada para que a equipe do Cefapro possa analisar e fazer a devolutiva com as contribuições. A devolutiva será encaminha até o dia 04/07/2011;

- As escolas Menino Jesus e Moacir Semensato ficaram de encaminhar seus projetos para que pudéssemos consolidar essa parceria;

-  Socializamos os endereços eletrônicos e telefones dos participantes da reunião, criando estratégias para fomentar o intercâmbio e promover a colaboração entre o grupo.

Um comentário:

  1. Obrigada Weder, por mais essa atualização em nosso blog.
    Ficou muito bom rever as postagens em cada nova que fazemos. Nossa, quanto trabalho já realizamos, tem coisas que eu nem lembrava mais.
    Quando puder contribuir será muito bem vindo.

    Sucesso sempre!!

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