quinta-feira, julho 21

Há Esperança...







Porque há esperança para a árvore,

que, se for cortada, ainda torne a brotar,

e que não cessem os seus renovos.

Ainda que envelheça a sua raiz na terra,

e morra o seu tronco no pó,

contudo ao cheiro das águas brotará,

e lançará ramos como uma planta nova.

Jó 14.7-8-9.


quarta-feira, julho 6

RECITAL DE POESIAS NA ESCOLA NIVALDO FRACAROLLI



A Escola Estadual Nivaldo Fracarolli, realizou no dia 1 de julho, um Recital de Poesias com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O trabalho muito bem organizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Literatura e Artes oportunizou à comunidade escolar momentos de apreciação de poemas de escritores consagrados, anônimos e também dos próprios alunos. Como sempre, a equipe Gestora e os demais profissionais se envolveram e colaboraram para o êxito do evento. Mas foi dos alunos a graça e o encanto nas apresentações emocionadas que fizeram do recital um espetáculo de beleza e sentimentos expressos em palavras.

quinta-feira, junho 30

CEFAPRO REALIZA ENCONTRO FORMATIVO NAS ESCOLAS INDÍGENAS



Realizamos nos dias 28 e 29 de junho, na Aldeia Tatuí, encontro formativo com os profissionais da educação das Escolas Estaduais de Educação Indígena: Leonardo krixi, Juporujup e Crixi Barampô. Organizamos cinco grupos de trabalho com diferentes temas: Ciências da Natureza e Matemática trabalhou Matemática no Cotidiano; Linguagens Códigos e suas tecnologias, Textos que circulam socialmente e temas locais como recursos para o desenvolvimento de leitura e escrita; Alfabetização: Leitura e escrita e alfabetizando com a matemática; Gestores, As políticas públicas de educação e a organização do trabalho pedagógico e Eixo Profissional, com o tema A importância dos profissionais do apoio no processo educativo. Foram dezesseis horas de curso com participação de quarenta profissionais da Educação.
Esses dias de curso nos possibilitaram maior aproximação com as escolas indígenas onde conhecemos um pouco mais da sua realidade para podermos auxiliar o processo de ensino e aprendizagem local. O desafio da educação indígena é desenvolver as habilidades de letramento na resolução de problemas da atualidade, em harmonia com os saberes desses povos, sem ferir a originalidade da sua cultura e das suas tradições.
Tivemos a colaboração da Assessora Pedagógica Maria Lúcia da Silva, do professor Marcos Antonio Pessoa. Também nos acompanhou nesse trabalho a professora Waldinéia Alcântara que aproveitou o momento para realizar contatos para sua pesquisa de doutorado sobre formação continuada dos educadores indígenas.
Fomos muito bem recebidos pela comunidade indígena a quem agradecemos e dizemos que estar com eles é uma oportunidade de aprendermos juntos.

Projeto de Formação de Professor é apresentado em reunião do Consed

A Secretária de Estado de Educação (Seduc-MT), professora Rosa Neide Sandes de Almeida, é a palestrante convidada do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Educação (Consed) para falar sobre “Formação de Professores”, na II reunião ordinária do órgão, em Canelas, Rio Grande do Sul, de 30 de junho a 1 de julho.

Mato Grosso é uma referência nacional em várias áreas e tem se evidenciado nas políticas de Formação Continuada para profissionais da educação com a implantação dos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação (Cefapros). Ao todo existem hoje no Estado 15 centros distribuídos em municípios pólos. A formação se dá com o acompanhamento dos professores formadores dos Cefapros, mediando as formações durante as atividades do projeto Sala de Educador e em seminários periódicos desenvolvido em cidades do pólo.
O modelo desenvolvido pelos Cefapros em Mato Grosso é único no país que, além de preconizar a formação em serviço e nas horas atividades, possui um grupo de profissionais dos centros para colaborarem na formação que acontece em cada unidade escolar.

Fonte:
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

terça-feira, junho 28

Encontro Formativo em Nova Fronteira


Educação do Campo foi o tema do encontro formativo que aconteceu em Nova Fronteira, município de Tabaporã, que contou com a presença de 51 profissionais da educação de duas escolas ( Escola Estadual Alfredo Treuherz e Escola Municipal Valdecir Dias Rodrigues), entre eles o secretário municipal de educação Sirineu Moleta com seu coordenador pedagógico Adair José Schneider, assessor pedagógico Valter José da Silva e o professor formador do Cefapro do pólo de Juara, professor Dirlei Perin
O encontro foi ministrado pelo professor Dirlei e decorreu em cima da temática Educação do Campo com ênfase no currículo e teve duas questões que sulearam as discussões:
- Como podemos pensar o currículo a partir da diversidade socio-cultural presente no campo visando construir um plano de ação?
- Quais têm sido os limites encontrado pela escola para implementar ações voltadas para a Educação do Campo?

Segundona II






Outra prática muito “saborosa” das segundas-feiras, que estamos iniciando neste ano, é o “Momento Culinária”...rsrs!

Nem sempre o local de trabalho, em tempos atuais, permite situações de interação, socialização de coisa boa, carinho, solidariedade e confraternização. Uma vez que vivemos e defendemos um espaço democrático, criativo e autônomo, nada mais interessante – e humano – que trazer para nossa realidade momentos que fazem nosso dia-a-dia mais feliz. Tem gente que acha que perdemos tempo, mas eu digo que investimos em auto-estima e em qualidade de vida.

A segunda-feira no CEFAPRO, como professores formadores, que acompanham a formação continuada nas escolas do polo de Juara, significa momento de reflexão, discussão e seleção de estratégias para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem. Felizmente, a atividade deste dia está se configurando como um espaço de trocas de saberes e de organização, em que estamos buscando melhorar nosso trabalho, sem fazer dele mais um momento de intermináveis lamentos sobre a docência. É tempo de "saborear" experiências de estudos coletivos que possam contribuir para nossa vida pessoal e profissional.

E ao final de estudos e reuniões temos um tempinho especial... Um dia desses saboreamos um peixe assado. "Hummm...até hoje to lembrando do gostinho!"

Ontem, dia 27 de junho...friozinhooo, nada mais apropriado que um Caldo de Peixe!


Boooom demais... antecedendo uma formação com nossos amigos indígenas, e curtindo aquele frio “estranho” em Mato Grosso!

Eiiiiita Segundona, cada vez mais marcada como um dia ímpar em nossa semana!

quarta-feira, junho 22

Reunião com equipe Gestora da SMEC e Escolas da rede municipal de Tabaporã




Reunião SMEC/Tabaporã -Dia 16 de junho de 2011


A reunião foi aberta com mostras de satisfação pelos presentes, em razão da possibilidade de unir esforços entre estado e município no tocante à formação continuada. O coordenador pedagógico da SME do município de Tabaporã lembrou que a Secretaria, na gestão atual, deu autonomia para que as escolas organizassem seus estudos formativos e pediu que cada escola socializasse os trabalhos referentes a formação continuada já desenvolvidos e seus respectivos projetos (o que já estava anteriormente conversado com o Cefapro). Em conversa anterior, com o secretário de educação e seu coordenador pedagógico, colocamos que precisávamos conhecer a realidade para podermos contribuir. A ausência do secretário foi justificada pelo seu coordenador.
A equipe do Cefapro evidenciou que a reunião é uma forma de estreitar as possibilidades de colaboração entre os profissionais da educação e que, o intuito é somente de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, que só será possível através dessa troca, respeitando sempre, as necessidades e realidades do cotidiano de cada escola. Fortalecer a formação inloco é nosso grande desafio.
O Parecer Orientativo 01/2011, referente ao projeto Sala de Educador, foi apresentado aos presentes, com leitura do documento e reflexões de pontos considerados importantes. Deixamos claro que o orientativo traz normatizações, porém o município tem autonomia para desenvolver a formação continuada da maneira que considerar relevante.
Nas reflexões, ficou evidente a importância da união de esforços entre estado e município. A educação é de responsabilidade das duas esferas. Dessa maneira, o entendimento é de que SEDUC é do estado de Mato Grosso – unidade política - com recursos compartilhados, porém visando o todo.
Enfatizamos também a necessidade de unir esforços para incluir todos na formação continuada , ou seja, todos são profissionais da educação. Sabemos que não é tarefa fácil, em função das especificidades de cada escola. No entanto, tudo é parte de um processo, resultando estágios distintos, de maneira que, em algumas escolas, os profissionais já avançaram nesse entendimento e em outras, estão iniciando esse processo de amadurecimento da necessidade de coparticipação, de assumir também, junto ao coordenador pedagógico, sua parte no processo.