terça-feira, março 13

Projeto Meio Ambiente E.E.Luiza Nunes Bezerra

A Professora Eleni Jung Damasceno, da Escola Luiza Nunes Bezerra,  de Juara-MT, há anos se preocupa com o meio ambiente, principalmente com a questão do consumo e do descarte de alguns materiais que poderiam ser reutilizados. A professora desenvolve um projeto com seus alunos, iniciado em anos anteriores, e alguns colegas se tornaram adeptos, em razão da abordagem  interdisciplinar que integra conceitos de diferentes áreas do conhecimento, além da conscientização acerca da Redução, Reutilização e Reciclagem.
Toda temática trabalhada em sala de aula é traduzida  em  quadros, verdadeiras obras de arte, resultantes do aproveitamento consciente e criativo de materiais que iriam para o lixo. Com esse trabalho de confecção, a professora, além de propiciar formas de aquisição de conhecimento dos conceitos curriculares correspondentes ao momento da escolarização de cada envolvido, vem descobrindo talentos na escola. Alguns alunos, que antes de participarem do projeto não conseguiam desenvolver algumas capacidades como a concentração, a coordenação motora, a higiene e o cuidado com seus objetos pessoais, destacam-se no processo de confecção das obras. Para  algumas crianças, o trabalho, que ocore no contraturno, funciona como terapia, sendo um momento de externalização refinada de alguns saberes alinhados ao universo artístico. 
Neste ano de 2012, o projeto terá continuidade e algumas ações diferentes serão agregadas a ele, como uma exposição de "Ideias Sustentáveis", na qual o visitante terá contato com dicas de economia doméstica, obras feitas com de materiais alternativos (que iriam para o lixo),confecção de bolsas retornáveis para compras no supermercado. A exposição acontecerá dia 24 de maio, na quadra da escola, nos periodos matutino e vespertino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário