sexta-feira, dezembro 10

"Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta".

E. E. “Luiza Nunes Bezerra” promove mostra de obras de arte produzidas com materiais recicláveis.

O lixo que se transformou em arte.

“A família é o primeiro núcleo de formação. Nela recebemos nossa ética na interrelação de todos os membros. Por isso, a família é um grande espaço da visão ambiental”. É através dela que recebemos as primeiras noções de economia, ou seja, consumir de forma equilibrada água, energia, alimentos... sem promover desperdício.
(Jornal Mundo Jovem Setembro/2006)

Pensando nisso é que a escola promoveu um trabalho em parceria com a comunidade escolar, no decorrer do ano letivo de 2010, envolvendo-a no projeto Educação Ambiental “Nossas mãos podem salvar o planeta”. Várias atividades pedagógicas foram desenvolvidas e, dentre elas, destaca-se a dos quadros que foram confeccionados pelos estudantes tendo como matéria-prima, CDs, tampinhas, rótulos, jornais, revistas, garrafas pets, latinhas, frascos de xampu, de água sanitária e de amaciantes, considerados por muitos como “LIXO”. Além do belo trabalho artístico desenvolvido, na obra de arte, na qual foi empregado a técnica milenar do mosaico, cada quadro possui um recado ecológico abordando temas como: o desperdício de água, de energia, de alimentos, de papel, o aquecimento global, a diversidade étnico cultural, o consumismo, entre outros. E, para apreciar este trabalho e outros realizados, a comunidade escolar e juarense foram convidadas para participar da “Noite ecológica” que aconteceu no dia 07 e 08/12.
         Na abertura do evento foram apresentadas músicas, paródias, dramatização, com fantoches, do livro “O menino que quase morreu afogado no lixo”, da autora Ruth Rocha e teatro. Em seguida, o público presente visitou a exposição de produtos resultantes da reciclagem. No dia 08/12 a exposição ficou aberta à visitação pública.
Foi gratificante observar como os pais ficavam admirados ao ver o que foi possível fazer com materiais que geralmente são chamados de “LIXO”. Inclusive, uma mãe comentou que ficava só imaginando o que a professora iria fazer com “esse lixo” que sua filha levava para a escola e o resultado ficou lindo.

Professora: Eleni Lucia, coordenadora do projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário