quinta-feira, março 31

Publicada a Portaria 203/2011 que dispõe sobre o processo de escolha dos Assessores Pedagógicos para o triênio 2011/2013.

A partir do mês de abril a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abrirá a inscrição de candidatos à eleição de Assessores Pedagógicos de Mato Grosso para atuar no triênio 2011/2013. O Estado contabiliza 96 Assessorias instaladas nos municípios do Estado e é de competência destas, representar a Seduc e atuar no monitoramento da política educacional nas 719 escolas em funcionamento em Mato Grosso.
O processo de escolha dos assessores será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta de prova escrita e didática e a segunda, objetivamente pelo processo de eleição direta. O processo é pioneiro no Estado e atende a uma antiga reivindicação dos trabalhadores da educação. Para a Seduc este processo é mais uma importante ferramenta afirmativa, da Política de Gestão Democrática que adota.

Para candidatar-se à função, o interessado deve ser professor da Educação Básica da rede estadual de ensino e ser ocupante de cargo de carreira de provimento efetivo ou estabilizado na rede, ser licenciado e ter pós-graduação na área educacional. Os critérios a serem utilizados na escolha terão como referencial a habilidade de comunicação verbal; de planejamento e gerenciamento de ações e de recursos financeiros; habilidade para aplicação da legislação educacional vigente, compreensão da política educacional voltada para os resultados do processo pedagógico nas escolas.
Para organizar, coordenar e definir as ações da escolha dos assessores, a Seduc instituiu uma Comissão Estadual do Processo de Escolha dos Assessores Pedagógicos (composta por representantes da Seduc e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso).


PATRÍCIA NEVES


Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário