segunda-feira, maio 16

Realizada a 3ª etapa do curso “Educação e Diversidade: desafios e possibilidades”


Aconteceu neste dia 13 de maio, o 3º encontro do projeto “Educação e Diversidade: desafios e possibilidades”, promovido pelo Cefapro de Juara. Na oportunidade, a temática tratada - Diversidade e Direitos Humanos: negros e índios em evidência - foi conduzida pelos professores formadores Elaine Cristina da Silva Moreira (Alfabetização), Ely Alves Miguel (Linguagem/Língua Portuguesa) e Leandro Escobar de Oliveira (Diversidade/Educação Indígena).

No primeiro bloco temático, tendo como base as Orientações Curriculares da Diversidade – OCD - a professora Elaine discorreu sobre direitos humanos, tratados pelo viés da diversidade, destacando:

a)    Contextualização histórica da luta pelos direitos humanos;

b)   Princípios da Educação em Direitos Humanos;

c)    Mudanças no contexto escolar com a implantação e implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.


No segundo bloco, a professora Ely trouxe alguns textos midiáticos para evidenciar exemplos de preconceito, racismo e discriminação, tendo como referencial o material abaixo:

o        Mídia Televisiva: Malhação – personagens Maicon e Babi




o          Mídia Cinema/publicidade: Campanha contra o racismo


Posteriormente, foi apresentado um vídeo com depoimento de uma professora, exemplificando uma situação real em que uma criança, de 3 anos, recorre a meios agressivos para ocultar sua cor negra, ficando a questão: qual o tratamento recebido por essa criança para agir de tal maneira? Isso rendeu algumas discussões produtivas.

      Ainda, houve a “degustação” do chocolate “Diamante Negro”, com o seguinte questionamento: qual a relação desta guloseima com a história no negro no Brasil? Explicada a relação, todos, certamente, rememorarão a origem do nome, cada vez que se depararem com o produto.

         No último bloco, o professor Leandro explorou a “Educação Indígena no currículo”, tendo como parâmetro os itens abaixo:

a)    Música: Curumim Chama Cunhatã - Jorge Ben Jor


            - Letra disponível em: 

- Canção com imagens disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=y1Hwf3KXKIc&feature=player_embedded#at=78


b)    Índios: “olhando” o panorama local e a Lei 11.645/2008 (com apresentação em slides e as reflexões pertinentes).

Por último, os três professores apresentaram sugestões de materiais e estratégias para inclusão das temáticas abordadas no currículo escolar e nas práticas pedagógicas.  Além disso, o cantinho da diversidade foi apresentado como uma alternativa viável para desconstrução de atitudes desrespeitosas no ambiente escolar e que ferem, significativamente, a autoestima de estudantes negros e índios.




2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Obrigada por realizar as vossas ações com tanto esforço e dedicação. A comunidade de educadores do polo do Cefapro de Juara só tem a ganhar.
    Tenho certeza que cada um de vocês e dos participantes ganharam muito em aprendizagem e experiência.
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rosana! O grupo fica feliz pelo reconhecimento.

    ResponderExcluir