domingo, junho 3

Cefapro de Juara realizou o 1º Encontro de Gestores de 2012

 
 O Cefapro de Juara realizou nos dias 30 e 31/05, o 1º Encontro de Gestores do ano 2012,  “Gestão e Identidades: Práticas Educacionais colaborativas no Vale do Arinos”, com o objetivo principal de contribuir para o trabalho coletivo das práticas administrativas e pedagógicas institucionais, buscando ampliar a gestão democrática consciente. Participaram do encontro diretores e coordenadores das escolas estaduais do polo do CEFAPRO de Juara,  assessores pedagógicas de Juara,  Porto dos Gaúchos e Tabaporã e representantes das secretarias municipais de  Juara, Novo Horizonte e  Porto dos Gaúchos.

Com uma programação intensa, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar, na abertura do encontro, algumas palestras de gestores locais como:  Política de Formação Continuada do Estado de Mato Grosso: O papel do Cefapro e das Instituições Escolares na sua Implementação, proferida pela Profa.  Rosana Maria Christofolo da Silva - Diretora do Cefapro de Juara;  Desafios Educacionais para Gestores, conduzida pela Profa. Maria Lucia da Silva - Assessora Pedagógica do município de Juara.

Ainda tivemos a presença das professoras Izolda Strentzke, assessora técnica-pedagógica da SUFP, e Luciane de Almeida Gomes - assessora técnico-pedagógica da  SUEB,  superintendências da SEDUC. Luciene tratou da Organização do Tempo e do Espaço Escolar e suas Implicações na garantia da Implementação da Proposta Educacional do Estado de Mato Grosso, momento em que os participantes puderam externar suas dúvidas e angústias, no sentido de conseguir saídas legais e possíveis para as questões cotidianas da escola e que merecem ser tratadas com compromisso por todos.

Um ponto alto do encontro, dentre outros, foram as apresentação trazidas pelas  escolas, destacando os avanços de cada unidade com a execução de projetos de aprendizagem e o de formação – Sala de Educador.

 De maneira breve, no final do encontro, os professores formadores, Dirlei Perin e Sibeli Lopes,  apresentaram alguns aspectos comuns das escolas, localizados no GED (Gestão Educacional) após mapeamento feito das escolas por cada formador referência, e que merecem atenção de todos, no sentido de pensar soluções internas e macros para atacar as problemáticas indicadas.

As avaliações dos participantes demonstraram a validade do encontro e foram comuns pedidos de continuidade desse tipo de formação, com maior freqüência inclusive.

A equipe do Cefapro agradece a tod@s que participaram da formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário