domingo, novembro 14

AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TABAPORÃ




No dia 12 de novembro a Secretaria
Municipal de Educação de Tabaporã – polo do Cefapro de Juara, sob a
responsabilidade do Secretário Sirineu Moletta, promoveu a Avaliação do PME (Plano
Municipal de Educação). O evento contou com a participação de profissionais da
educação de todas as escolas das redes públicas e privadas do município e
também com a presença de alunos e pais. 
Estiveram participando da avaliação,
profissionais do Cefapro de Juara, a Assessora Pedagógica do município de
Tabaporã e a Secretária Estadual de Apoio as Políticas Públicas, Dr Flávia Nogueira,
que vem realizando um trabalho de Mobilização Pós CONAE no Estado de Mato
Grosso. Dr Flávia contribuiu com uma brilhante fala sobre a necessidade de se construir
um Sistema Nacional de Educação que tenha interlocução, que seja concretizado
pela articulação entre todas as instâncias que regem a Educação, dentre elas,
CN, AL, CM, CME, ME, CEE, SEDUC e demais políticas públicas.  A Secretária elogiou o trabalho do município
que já possui o PME há sete anos,


porém salientou que é necessário um Plano de
Ações Articulado com todas as instâncias citadas acima, possibilitando maiores avanços
e garantindo a concretização do mesmo. “Devemos ter leis complementares para
regulamentar a educação” salientou a secretária. Ela lembrou ainda que o MEC
está construindo uma nova proposta para o Plano Nacional e que, no novo texto,
as articulações e responsabilidades com o PME devem ficar claras.
 O Secretário de Educação do município Sirineu,
falou sobre os avanços conseguidos durante sua gestão e quais os desafios que
ainda permanecem. Profissionais da Secretaria Municipal de educação
apresentaram o que rege o PME e representantes de todas as escolas foram convidadas
a expor aos presentes, em quais pontos a sua escola  avançou e em quais, ainda precisa de
investimentos e recursos. As apresentações foram feita por modalidades de
ensino, o que possibilitou aos profissionais do Cefapro um amplo diagnóstico
das necessidades formativas que o município apresenta, tendo assim, maiores
possibilidades de colaboração com a formação continuada de seus profissionais. 

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