quinta-feira, novembro 11

A Escola Estadual “Luiza Nunes Bezerra” recebe visitas ilustres.

A Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra do município sede do Cefapro de Juara, vêm aprimorando cada vez mais sua forma de ensinar e aprender, através do desenvolvimento de um currículo vivo, dinâmico e participativo. (Cefapro)

No final do mês de outubro e início de novembro a comunidade escolar teve a honra e a alegria de receber nas dependências da escola pessoas da comunidade local para socializar seus valiosos conhecimentos.
No primeiro momento veio a senhora Janete Lapas de Moraes Ruiz, uma cidadã juarense de coração, que possui uma grande habilidade na área da Arte.
Na sua fala percebe-se a preocupação que ela possui com o meio ambiente “Muitas coisas que são jogadas fora poderiam ser reaproveitadas. É só colocar um pouquinho de arte nelas e tudo fica diferente, bonito. Assim podemos ajudar o meio ambiente e produzir menos lixo”. Dona Janete socializou com os estudantes da 1ª fase do III ciclo, Turma “A” (7º ano do Ensino Fundamental) a técnica da reutilização do filtro de papel (coador de café) para decorar caixas, capas velhas de cadernos, sacolas de papel, latas etc. A socialização desse conhecimento proporcionou a oportunidade de transpor a teoria da reciclagem para a prática demonstrando aos estudantes que é possível fazer algo a favor do meio ambiente. Além disso, ganhar dinheiro com esse tipo de trabalho.
Na segunda visita vieram algumas avós dos estudantes da 1ª fase do II ciclo, Turma “D” (4º ano do Ensino Fundamental) as quais foram entrevistadas pelos alunos desta turma sobre como era o município de Juara quando elas chegaram aqui e as transformações que ocorreram e foram vivenciadas por elas. A entrevista foi um momento muito importante tanto para os estudantes que aprenderam com elas como para as avós que puderam ensinar, pois elas fazem parte da história do município de Juara. Nada melhor que elas socializem com os pequenos juarenses suas experiências de vida.

Com essas atividades pedagógicas a escola proporcionou a aproximação da comunidade local criando um elo entre ambas. É o conhecimento empírico tornando-se científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário