quinta-feira, abril 7

5ª Mostra de Ciência Tecnologia e Inovação das Escolas de Mato Grosso

Fomentar a pesquisa e dar início a formação de cientistas são as metas a serem superadas pelos participantes da 5ª Mostra de Ciência Tecnologia e Inovação das Escolas de Mato Grosso, que será realizada em julho deste ano. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e parceiros.

O processo de construção da Mostra teve início na tarde de terça-feira (05.04), com a capacitação de 116 representantes de 74 municípios do Estado. A atividade de três dias, realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, tem por objetivo repassar subsídios metodológicos de iniciação científica, para os responsáveis em organizar as etapas municipais.
Durante a abertura da capacitação, a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida ressaltou que “as escolas públicas devem oferecer aos jovens a oportunidade deles tornarem-se cientistas não apenas repetidores do conhecimento já estabelecido”. Ela ainda assinou convênio com a Empresa Intel Semicondutores do Brasil, que está realizando a capacitação dos coordenadores da Mostra.
A técnica da Coordenadoria de Projetos Educaticos da Seduc, Luiza Braga Peixoto, revelou que a Seduc espera a inscrição de cem projetos científicos para a etapa estadual. “Antes, porém estamos realizando essa capacitação com assessores pedagógicos e membros das Secretarias Municipais de Educação para que eles possam mobilizar e promoverem as etapas municipais, até o final de maio. Os melhores projetos irão para a etapa estadual”, contou.

BOLSA

Para este ano a Mostra conta com uma novidade, os dez melhores projetos do Estado receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e terão suas pesquisas inscritas em mostras nacionais e até internacionais.
O representante da Intel, Hélio Brochier, ressaltou que a empresa pretende contribuir para a melhoria da qualidade dos projetos que serão apresentados. “Nesses três dias daremos treinamento para os representantes dos municípios para que eles orientem os alunos sobre a importância de realizarem pesquisas com qualidade. Além disso, faremos o acompanhamento de todas as etapas da Mostra, inclusive dos projetos que forem apresentados em eventos científicos fora do Estado”, explicou.
Brochier disse ainda que os projetos ciêntíficos serão classificados em três categorias: ensino fundamental; médio e inovador, que é livre entre os dois níveis. “Cada projeto pode ter a participação de dois estudantes”.

VOLNEY ALBANO

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário