quinta-feira, junho 30

CEFAPRO REALIZA ENCONTRO FORMATIVO NAS ESCOLAS INDÍGENAS



Realizamos nos dias 28 e 29 de junho, na Aldeia Tatuí, encontro formativo com os profissionais da educação das Escolas Estaduais de Educação Indígena: Leonardo krixi, Juporujup e Crixi Barampô. Organizamos cinco grupos de trabalho com diferentes temas: Ciências da Natureza e Matemática trabalhou Matemática no Cotidiano; Linguagens Códigos e suas tecnologias, Textos que circulam socialmente e temas locais como recursos para o desenvolvimento de leitura e escrita; Alfabetização: Leitura e escrita e alfabetizando com a matemática; Gestores, As políticas públicas de educação e a organização do trabalho pedagógico e Eixo Profissional, com o tema A importância dos profissionais do apoio no processo educativo. Foram dezesseis horas de curso com participação de quarenta profissionais da Educação.
Esses dias de curso nos possibilitaram maior aproximação com as escolas indígenas onde conhecemos um pouco mais da sua realidade para podermos auxiliar o processo de ensino e aprendizagem local. O desafio da educação indígena é desenvolver as habilidades de letramento na resolução de problemas da atualidade, em harmonia com os saberes desses povos, sem ferir a originalidade da sua cultura e das suas tradições.
Tivemos a colaboração da Assessora Pedagógica Maria Lúcia da Silva, do professor Marcos Antonio Pessoa. Também nos acompanhou nesse trabalho a professora Waldinéia Alcântara que aproveitou o momento para realizar contatos para sua pesquisa de doutorado sobre formação continuada dos educadores indígenas.
Fomos muito bem recebidos pela comunidade indígena a quem agradecemos e dizemos que estar com eles é uma oportunidade de aprendermos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário