sexta-feira, junho 17

IX RECITAL DE POESIAS DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR SOARES



A Escola Estadual Oscar Soares, realizou no dia 16 de junho o IX Recital de Poesias com o tema “Há muitas maneiras sérias de não fazer nada, mas só a poesia é verdade.” (Manoel de Barros)
Com esse recital, a escola homenageia o artista mato-grossense Manoel de Barros e destaca as obras e o estilo de um dos mais respeitados e conhecidos poetas brasileiros vivos da atualidade. O tema Mato Grosso também foi cantado e dançado intercalando os blocos de recitação.
O IX recital de poesias foi desenvolvido pelas professoras de Língua Portuguesa e Literatura, Ana Márcia Vicentim Batista Ribeiro, Elaine Silvana de Matias Alves, Elizete Selma de Matias, Lucicleide Martins da Silva e Aparecida de Lurdes Pinto Sobrinho, com colaboração do Professor de Artes Pedro Augustinho do Nascimento, e apoio do coordenador pedagógico Amarildo Bertasso e demais gestores.
Mais de quarenta alunos e alunas do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, recitaram poesias para um público de pais, alunos, professores e comunidade em geral, sendo julgados por professoras representantes da Assessoria Pedagógica, Cefapro, e um estudante de Pedagogia, músico e compositor.
Foi vencedora do concurso a aluna Evelen Jéssica de Oliveira Juremeira, premiada com uma câmera fotográfica digital; do segundo ao quarto lugares, os alunos ganharam kits pedagógicos.  
Trabalhar com a poesia de Manoel de barros não é apenas oportunizar aos alunos o conhecimento da obra desse poeta mato-grossense que escreve sobre a vida simples e seu cotidiano, representando o pantanal em sua natureza, mas é proporcionar a chance de mergulhar no mundo encantado da poesia, despertando o gosto pelo belo, pelo encanto revelado na arte de apreciar a arte.
No ritmo acelerado da vida, é um privilégio parar e ouvir, através da sensibilidade dos jovens, sentimentos e emoções expressos na singeleza das palavras. Quem sabe, no contato com a alma dos poetas, despertamos a poesia que vive dentro de cada um de nós.

Um comentário:

  1. Os profissionais da Escola Oscar Soares estão de parabéns pela iniciativa. Presenciamos alunos esforçados, dando o máximo de si, para emocionar a plateia e os jurados. Que ações semelhantes seja parte da rotina pedagógica da escola para que os estudantes tenham opções artístico-literárias compondo suas vidas.
    O grupo organizador do evento está de parabéns!!!

    ResponderExcluir