segunda-feira, junho 6

LIXO E RECICLAGEM – SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA NIVALDO FRACAROLLI



Faz parte do currículo da Escola Estadual Nivaldo Fracarolli, no Município de Juara, o desenvolvimento de um projeto pedagógico sobre o meio ambiente. Neste ano de 2011, o tema é Lixo e Reciclagem. Nas últimas semanas, foram desenvolvidas diversas atividades: trabalho de pesquisa de campo com entrevistas e acompanhamento do trabalho dos agentes de limpeza pública municipal, ida ao lixão do município, observação de terrenos baldios e calçadas tomadas por lixo, realização de gincana de arrecadação de latinhas de alumínio e garrafas pet, atividades artísticas sobre destino e reciclagem do lixo, como dramatização, desfile, confecção de peças com material reaproveitado e pintura no muro da escola, sempre despertando para a reflexão sobre as possibilidades de reciclar e re-aproveitar os materiais descartáveis, dar destino correto e responsável para os resíduos do nosso consumo, reforçando a necessidade de mudança de atitude individual e coletiva.
Alguns pontos merecem destaque no trabalho da escola:
  • a importância do tema sempre urgente e atual;
  • o trabalho coletivo da equipe de professores;
  • o apoio da equipe gestora às ações pedagógicas;
  • a interdisciplinaridade;
  • o trabalho de campo – que é um ato de disposição e ousadia tirar seus alunos da sala, do rotineiro e levá-los para os lugares onde o material de estudos está;
  • o uso das tecnologias nos trabalhos escolares – dar utilidade e sentido ao uso dos recursos de que a escola dispõe;
  •  o protagonismo dos alunos que tiveram oportunidade de colherem as informações, sistematizá-las, produzir materiais e apresentá-los com propriedade dos assuntos.
 Certamente essas vivências ficarão nas mentes dos alunos, por causa dos conhecimentos construídos e das experiências práticas vividas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário