quinta-feira, setembro 30

E.E. José Alves Bezerra Discute Educação Sexual na Escola




O tema transversal sexualidade é parte do currículo, porém, o assunto é complexo para muitos educadores que se dizem despreparados para esse desafio, por isso, precisam buscar parcerias com outros profissionais, fazer estudos, discutir entre a equipe escolar e conversar com os pais antes de partirem para a prática em sala de aula.

Nas atividades do Projeto Sala de Professor, a Escola Estadual José Alves Bezerra, da cidade de Porto dos Gaúchos, está desenvolvendo a temática Educação Sexual na Escola e, como parte das atividades, nesta terça-feira, houve uma palestra para os professores sobre doenças sexualmente transmissíveis, com duas enfermeiras do Sistema Público de Saúde do município. Os estudos terão continuidade nos próximos encontros, depois levarão o tema para a sala de aula, onde as enfermeiras serão auxiliares no trabalho dos professores com os alunos. A preocupação da equipe escolar é com a manifestação precoce de determinados comportamentos sexuais e gravidez na adolescência que vem ocorrendo com freqüência entre os estudantes.

Para orientar as ações educativas, os professores dispõem dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, MEC, 1997 e das Orientações Curriculares para Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual, SEDUC/MT. Segundo esse documento, “a sexualidade de uma pessoa é a soma de vários ‘componentes’, e deve ser analisada sob diferentes aspectos, tais como biológicos, psicológicos e sociais.” (p. 23). Sendo assim, a escola, que também participa do processo de formação da pessoa, precisa considerar todas as dimensões da sexualidade humana, a fim de contribuir para uma vida saudável e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário