sexta-feira, setembro 17

Projeto “sala de professor” revela dados interessantes sobre tecnologia da Escola Rosmay de Novo Horizonte do Norte

No encontro de formação continuada do projeto “sala de professor” realizado no dia 16 e 17 de agosto, foi proposto aos professores presentes a realização de uma pesquisa com os alunos para que pudéssemos analisar a realidade dos alunos frente a utilização da informática em seu cotidiano e o que os mesmos pensam sobre a tecnologia no ambiente escolar e as contribuições desta na aprendizagem.
Os professores entregaram um questionário elaborado durante a formação aos alunos onde os mesmos responderam a 14 questões relacionadas à tecnologia. Os alunos respondiam os questionários sem a necessidade de se identificarem e devolviam-nos para tabulação e construção de gráficos a partir dos dados coletados. Os professores também responderam a um questionário próprio elaborado para os mesmos também sobre tecnologia, o que possibilitou a comparação de algumas questões.
Uma das perguntas dizia respeito a ter computador em casa e a ter acesso a internet, o gráfico a baixo mostra o percentual de alunos frente a essa pergunta.


O gráfico nos mostra que nossos alunos estão próximos do cenário nacional, onde segundo pesquisado na internet a média nacional de pessoas com computador em casa é de 36% ( Marina Lang, Folha Online acessado em http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/computador-chega-a-36-das-casas-no-brasil-diz-pesquisa/36118/) e segundo o gráfico a médias dos alunos com computador em casa é de quase 35%, ou seja muito próxima. Em compensação, entre os que tem computador em casa a média dos que tem acesso a internet é muito maior que a nacional, já que a nacional é de apenas 27% enquanto o gráfico aponta a média dos alunos ser um pouco superior a 56%.
                Esses dados divergem do que tínhamos como senso comum, pois acreditávamos que não teríamos nem tantos alunos com computador em casa, muito menos com acesso a internet, isso por que em nossa escola  70% dos alunos são oriundos da zona rural.
                Entre os alunos que tem computador em casa, 75% afirmam utilizar o mesmo para fazer trabalhos escolares, enquanto 25% diz não utilizar dos mesmos para tal finalidade. No entanto, quando perguntados sobre o que mais fazem no computador de casa, os trabalhos escolares ficam sendo a tarefa menos realizada, enquanto os jogos lideram a lista das tarefas mais realizadas, como pode ser visto no gráfico abaixo.

 A pesquisa revela ainda que 100% dos alunos utilizam o laboratório de informática e a grande maioria tem consciência de que o espaço é destinado para fins pedagógicos sendo que a grande maioria o utiliza para realização de pesquisas escolares, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Com relação ao uso da tecnologia no ambiente escolar, a maioria dos alunos acredita que realmente é um meio que possibilita melhor compreensão dos conteúdos a serem estudos, como pode ser visto no gráfico a frente.




 Além disso, mais de 96% dos alunos acreditam que com o uso da tecnologia disponível na escola (TV, DVD, Data-Show, Laboratório de informática, rádio escola, aparelhos de som, etc) possibilitem que a aula fique mais atrativa, e mais de 97% acha que o uso do computador contribui na compreensão dos conteúdos escolares.
                A pesquisa revela também que o blog da nossa escola ainda é desconhecido pela metade de nossos alunos, provavelmente pelo fato de que a maioria dos próprios alunos não tem blogs, como podemos ver no gráfico a frente.


Além da pesquisa realizada com os alunos, os professores também responderam a um questionário próprio sobre a utilização da tecnologia no contexto escolar. Os dados coletados entre os professores diferem um pouco dos alunos, o fato de ter computador em casa e acesso a internet está muito acima da média geral nacional, como pode ser verificado no gráfico abaixo.
Em nossa escola a maioria dos professores já dispõem de notebook próprio, já que a mesma mantém dois pontos de internet sem fio via wireless que cobre todas as dependências da escola.  A foto abaixo ilustra  essa situação.

Diferentemente do ocorrido com os alunos, entre os professores os dados levantados apontaram que 100% acredita que o uso da tecnologia disponível em nossa escola contribui para tornar a aula mais atrativa, além de 100% também achar que o computador pode ajudar na compreensão dos conteúdos escolares. Além disso, a pesquisa mostra que os professores tem consciência da importância de se atualizar frente a necessidades da tecnologia no ambiente escolar, como podemos ver no gráfico a frente.

Um comentário:

  1. Olá pessoal!!Adorei conhecer o blog de vcs !!Amei mesmo !Parabéns Rosana! Parabéns Weder!Desde já te convido para se fazer presente no evento de Gestores do Cefapro de Matupá e lá apresentar essa idéia que deu certo.Quiçá em breve estaremos todos linkados não só "nossos"Cefapros mas todas as escolas...Vai ser lindo de ver bjos digitais à todos!
    Luciene de Lima Veloso
    Diretora do Cefapro de Matupá-MT

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